Algumas atividades podem contribuir com o bem estar das gestantes para aliviar o peso e as dores que costumam surgir durante a gravidez. A massagem, voltada especificamente para as gestantes, e o método pilates podem ser grandes aliados durante este período.
A fisioterapeuta Ariane Gorte ressalta que alguns hábitos saudáveis irão contribuir para que as alterações físicas e emocionais deste período ocorram com o mínimo de desconforto possível: “O método pilates, por exemplo, por ser um exercício físico debaixo impacto, individual e trabalhar o corpo de forma global, proporciona inúmeros benefícios à gestante. Podemos citar o aumento da flexibilidade, fortalecimento muscular, respiração adequada, melhora da consciência corporal e ainda auxilia na redução de edemas.”
Ariane ressalta que, além de tudo isso, a atividade fortalece as musculaturas da coluna e períneo, o que vai minimizar as dores lombares e auxiliar no trabalho de parto e na recuperação: “O pilates traz inúmeros benefícios à futura mamãe, mas é de extrema importância o acompanhamento de um profissional capacitado e a liberação do médico”, lembra.
Além do pilates, a fisioterapeuta pontua a eficácia da massagem para gestantes, que é realizada de forma diferenciada, com cuidados especiais e toques suaves, focando no alívio das dores lombares e diminuição do inchaço nas pernas: “Além disso, é muito bom que a gestante realize drenagens linfáticas para controlar este inchaço e também é recomendado o acompanhamento nutricional e psicológico”, finaliza.
Fonte: Diário dos Campos