Representando o projeto Tatame do Bem, de Formiga, e a cidade de Arcos pelas competições do país, Leonir de Castro é um destaque no esporte. Campeão da VI Copa do Mundo Interclubes de Jiu-Jitsu, Leo Boyka (28), como é conhecido nos tatames, é também tetra campeão pan-americano do Xcombat de Jiu-Jitsu e campeão internacional da modalidade.
Leonir iniciou sua trajetória de atleta há 10 anos em Arcos – MG, treinando com um professor de Lavras. Contudo, quando seu treinador precisou retornar à sua cidade natal, Leo foi buscar novos treinadores até concluir sua formação e se tornar faixa preta.
Além das lutas nos tatames, conseguir apoio é um combate diário na vida dos atletas. Assim, Leo acredita que subsídios governamentais – Bolsa Atleta, por exemplo – são um grande incentivo para novas carreiras. “A maioria dos atletas tem origem humilde e não têm condições de viajar para as competições. Nós fazemos o que podemos, buscamos patrocínios privados, mas uma ajuda governamental seria bem-vinda. Às vezes as informações sobre esses benefícios nem chega [até os atletas]”, afirma o lutador.
Outra luta diária de um atleta é com a rotina, no entanto, ela é a principal aliada de Leo para obter bons resultados. O atleta combina treinos todos os dias da semana (três a quatro treinos por dia) com uma alimentação balanceada e tempos de descanso.
………………………………………………………………………………………………………………………………….
Incentivo às artes marciais
O Projeto Tatame do Bem, do qual Leonir faz parte, é a confirmação de que o jiu-jitsu tem sido difundido e apoiado em Minas Gerais. Nascido em 2009, o projeto tem como objetivo transformar a vida de crianças e adolescentes da cidade de Formiga por meio de técnicas do Jiu-jitsu. Contando com 5 unidades em todo o Município, o Tatame do Bem atende 400 alunos, que recebem além das aulas semanais da modalidade esportiva, acompanhamento pedagógico e nutricional.
Leo, que treina no projeto duas vezes por semana, afirma que a popularização das artes marciais como o jiu-jitsu e o MMA, fez com que as pessoas entendessem mais do desporto de combate e participassem mais de competições.
Com o intuito de promover ainda mais o esporte, foi realizada no dia 17 de setembro a 4ª etapa do Campeonato de Jiu Jitsu e no dia 30 de setembro o Jungle Fight 92, maior evento de MMA da América Latina, ambas no Ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte -MG.
Observatório do Esporte de Minas Gerais