Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (2024)
No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra. Instituída pela Lei nº 14.759/2023, a data homenageia Zumbi dos Palmares, uma figura emblemática na luta contra a escravidão, e convida à reflexão sobre a importância do combate ao racismo.
As manifestações de racismo no âmbito esportivo ocorrem de diversas formas, seja de maneira explícita, como insultos e agressões contra atletas, árbitros(as), equipes técnicas, torcedores(as) e outros agentes esportivos, ou por meio de práticas disfarçadas, como piadas.
De acordo com o anuário publicado pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol, em 2023, foram registrados 250 casos de incidentes discriminatórios no futebol e em outros esportes praticados no Brasil. Desses, 184 foram relacionados diretamente ao racismo.
Com o objetivo de contribuir para a construção de uma cultura antirracista no esporte, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), oferece o curso Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando.
O curso é gratuito, oferecido na modalidade a distância (EAD), e é destinado a todos os envolvidos no ambiente esportivo, desde a iniciação até o alto rendimento. Composto por três módulos, a capacitação tem carga horária total de 5 horas.
Clique aqui para acessar o site do IOB e realize sua inscrição!
Fonte:
Esporte Antirracista: Todo Mundo Sai Ganhando (cartilha de apresentação), disponível em: https://www.cob.org.br/cultura-educacao/cursos-do-iob. Acesso em 24 de outubro de 2024.
Ministério do Esporte, disponível em: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/ministerios-do-esporte-igualdade-racial-e-da-justica-fazem-coletiva-para-apresentar-primeiro-relatorio-do-gt-sobre-esporte-sem-racismo. Acesso em 01 de novembro de 2024.
Observatório da Discriminação Racial no Futebol, disponível em: https://observatorioracialfutebol.com.br/observatorio/relatorios-anuais-da-discriminacao/. Acesso em 01 de novembro de 2024.