Conheça os benefícios do xadrez no processo de ensino-aprendizagem

Publicado em 19/01/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

(Foto: Getty Images)

Memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões: estes são alguns dos benefícios que o xadrez traz à vida dos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem. Cada vez mais professores inserem a modalidade em suas atividades curriculares, trabalhando a capacidade cognitiva das crianças e adolescentes.

Além dos quatro benefícios citados acima, o xadrez pode ser útil, para, pelo menos, quatro matérias: Matemática, História, Geografia, além da Ética. A primeira pode ser relacionada com a geometria, já que as peças se movimentam de acordo com as formas do tabuleiro. A segunda matéria está ligada a origem da modalidade, popular em toda a Europa, em função da sociedade aristocrática na Idade Média, o que pode ser facilmente relacionada com a terceira matéria. No caso da Ética, é possível trabalhar o respeito com o adversário e o atendimento às regras do jogo.

O xadrez está cada vez mais presente na vida dos alunos. Inclusive o Xadrez na Escola é uma das atividades esportivas que pontua no ICMS Esportivo, um dos critérios utilizados pela Lei nº 18.030/2009 para distribuição de recursos de acordo com as atividades esportivas que o município promoveu. Centenas de alunos participaram dos projetos. A prática atende o documento oficial de Educação Física, o PCN (Parâmetros curriculares nacionais), que diz:

“Trazer uma proposta que procure democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliar, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos”.

Com informações do Mundo Educação (BOL) e Planeta Xadrez

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais