Cresce o desinteresse pelo futebol entre os brasileiros, de acordo com estudo

Publicado em 17/05/2018 por

Segundo pesquisa feita pelo Datafolha, 41% dos brasileiros não possuem interesse pelo esporte.

Em 2003, o preço médio do ingresso para ver um time da Série A do Brasileirão jogar era de R$ 9,50. Dez anos depois, este preço saltou para R$38,00 [1]. O aumento dos preços afasta cada vez mais as camadas populares do estádio e, de acordo com uma pesquisa do Datafolha, deixa as pessoas cada vez mais desinteressadas pelo futebol.

O sociólogo uruguaio Eduardo Galeano tinha prazer de estudar e escrever sobre o futebol. O autor via o esporte como algo capaz de trazer alegria para pessoas que não possuem muitos motivos para sorrir. O trecho abaixo foi retirado da crônica O Torcedor, escrita por ele em 1995.

Uma vez por semana, o torcedor foge de casa e vai ao estádio.

Ondulam as bandeiras, soam as matracas, os foguetes, os tambores, chovem serpentinas e papel picado: a cidade desaparece, a rotina se esquece, só existe o templo. Neste espaço sagrado, a única religião que não tem ateus exibe suas divindades. Embora o torcedor possa contemplar o milagre, mais comodamente, na tela de sua televisão, prefere cumprir a peregrinação até o lugar onde possa ver em carne e osso seus anjos lutando em duelo contra os demônios da rodada.

Esta imagem descrita pelo sociólogo mudou bastante com o tempo. Os torcedores escolhem cada vez mais a segurança de torcer no seu lar do que enfrentar a violência e os preços dos estádios. Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha sobre a relação do brasileiro com o futebol, 41% da população não possui interesse pelo esporte. Em 1994, esta parcela era de apenas 17% da população [2].

Foto: Datafolha

A pesquisa também identificou que, quanto menor a renda, menor são as taxas de interesse e de praticantes da modalidade. Outra dado importante apontado pela pesquisa foi que 29% dos homens e 12% das mulheres entrevistadas vão aos estádios. Alguns jornalistas relacionaram o dado com o aumento do preço do ingresso dos materiais para a prática esportiva [3].

Fonte: Folha de São Paulo

Confira todos os dados da pesquisa no site do Datafolha.

Observatório do Esporte de Minas Gerais.