Criação do Sistema Nacional do Esporte norteia Encontro Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer.

Publicado em 11/02/2015 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

São Luís (MA) sediou o Encontro Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer ocorrido  no período de 05 a 07.02. No evento são discutidas políticas públicas para o setor. Um dos temas que esteve no centro dos debates realizados foi a criação do Sistema Nacional de Esporte e a delimitação das atribuições das três esferas de governo (União, estados e municípios).

O ministro do Esporte, George Hilton, que participou da abertura do evento, lembrou o histórico sobre a demanda da criação do sistema nas três Conferências Nacionais do Esporte e destacou a importância de se constituir um arcabouço legal para a continuidade dos programas esportivos no país.

“No momento, estamos montando uma comissão executiva no Ministério do Esporte para consolidar e sistematizar as propostas que temos ouvido para elaborar o projeto para a criação do Sistema Nacional do Esporte. A partir do resultado apresentaremos o texto à presidenta Dilma Rousseff. Esse sistema terá os moldes do aplicado à educação, uma Lei de Diretrizes e Bases, na qual serão identificadas as responsabilidades dos três entes federativos. É a hora de colocarmos em um arcabouço legal um sistema que permita a continuidade dos programas que apóiam todas as práticas esportivas”, afirmou o ministro.

Durante o encontro, os gestores e secretários debateram o tema e deram suas contribuições para a formação do sistema, que para o secretário de Esporte do Maranhão, Márcio Jardim, será o grande legado do evento. “O maior legado que nós podemos deixar é a construção do Sistema Nacional do Esporte. Portanto, acho que temos que sair daqui abraçados nessa bandeira”, afirmou Jardim.

A ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei, Leila, assumiu a Secretaria de Esporte do Distrito Federal com a intenção de fazer a discussão em âmbito regional sobre a política do setor, nos moldes do que está sendo proposto para o país. “A ideia que temos é semelhante ao que o ministro propôs. Vamos fazer um grande encontro para discutir o desporto no DF, que será realizado em março, para construir um programa para desenvolver o esporte na cidade, o esporte educacional e de alto rendimento”.

Entre os objetivos principais das políticas propostas, está a democratização da prática do esporte no Brasil. Segundo George Hilton, o fato de o encontro estar sendo realizado no Maranhão já é um bom indicativo para a regionalização dos projetos esportivos. “É preciso democratizar a prática esportiva e o Maranhão, hoje, é um emblema para fazermos com que o norte e o nordeste se tornem grandes celeiros na formação de atletas. O que vamos propor aqui é unir todo o país para o grande legado esportivo das Olimpíadas: o Sistema Nacional de Esporte”.

Discussão política
O velejador Lars Grael, escolhido recentemente por Hilton para ser o presidente da Comissão de Atletas ligada ao Conselho Nacional do Esporte, ressaltou a importância do espaço para a discussão da nacionalização do esporte.

“Quando fui secretário nacional de esporte, tínhamos demandas frequentes dos estados, que iam para pedir o nosso apoio. Traziam demandas regionais, não havia ali, a configuração de uma política nacional. A partir disso, sugeri a criação deste fórum de secretários e gestores do esporte. Foi muito útil no início, porque mostrou a unidade e a força representativa dos estados. Eu acho que a existência do encontro, com tamanho prestígio, mostra o momento de maturidade que atingimos. É o momento de discussão da política do esporte brasileiro”, destacou Grael.

Entre as demandas dos atletas, está o direito a ter maior participação nas decisões e escolhas das entidades que são responsáveis pelo esporte no país. “Queremos a democratização do esporte para que atletas tenham voz e voto na escolha das federações estaduais e confederações brasileiras. Embora seja de alto rendimento, o que o atleta quer é que o esporte seja democratizado no Brasil, no sentido de aumentarmos a base e o acesso ao esporte. E o papel do Estado, conforme está na Constituição, é desenvolver e investir no esporte educacional”, acrescentou Grael.

A programação do dia 06.02 reservou espaço para painéis como o “Legados dos Megaeventos Esportivos: Avanços e Pespectivas para o Esporte Nacional”, apresentado pelo secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, que destacou a importância da nacionalização dos benefícios que o país terá ao receber os Jogos Rio 2016.

“Queremos que os secretários estaduais sejam grandes defensores desse legado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, desse conceito da nacionalização. Tragam os exemplos e benefícios aos seus estados. Temos, por exemplo, convênio de recuperação de todo o parque esportivo da Universidade Federal de Alagoas, e isso vem pelos Jogos. Temos que ser parceiros nessa defesa”, disse Leyser.

O Encontro Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer produziu uma carta de apoio à criação do Sistema Nacional de Esporte. Confira a íntegra do documento abaixo:

FÓRUM NACIONAL DE GESTORES ESTADUAIS DE ESPORTE E LAZER

CARTA DO MARANHÃO

Nós, gestores e gestoras estaduais de esporte e lazer, reunidos em São Luís, nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro de 2015, reconhecemos como um marco histórico, o Ministério do Esporte realizar, no Maranhão, o primeiro Encontro Nacional desse segmento esportivo, sob a égide da nova gestão. As iniciativas do novo governo do Estado do Maranhão, na área esportiva, nos estimulam a continuar a lutar por uma nova forma mais avançada de gerir o esporte brasileiro.

A “integração nacional das políticas públicas de esporte e lazer” é a principal motivação que nos mobiliza a tomar parte desse intento nacional, conclamado pelo ministro George Hilton, que anunciou a sua determinação em efetivar o Sistema Nacional do Esporte, como foco central do seu mandato.

Ressaltamos que essa decisão nos coloca, enquanto gestores públicos, no centro do processo, pois pela primeira vez, o Sistema Nacional do Esporte, resultante de deliberações de três edições da Conferencia Nacional do Esporte, encontra ambiente propício, às vésperas dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Uma oportunidade ímpar para o avanço na definição dos papéis e responsabilidades compartilhadas de gestores públicos da União, estados e municípios, dos comitês, confederações esportivas, federações, clubes, ligas e outras entidades da iniciativa privada e do terceiro setor.

O Sistema Nacional articula as vontades políticas em torno do esporte, imprime racionalidade e diversificação do financiamento do esporte, unifica esforços para a execução da política nacional do esporte, garantindo o direito ao acesso ao esporte a todos os brasileiros e brasileiras – também como fruto da nacionalização dos benefícios advindos dos grandes eventos esportivos com a extensão de seus legados materiais e imateriais, em especial, àqueles municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), contribuindo para a redução das desigualdades regionais e locais.

Nossa grande responsabilidade em contribuir com o desenvolvimento do esporte no Brasil se impõe fortemente quando destacamos, de forma inconteste, o lócus privilegiado que deve ser dado à formação esportiva de crianças, adolescentes e jovens, no Sistema Nacional do Esporte. Intento que deve caminhar junto com a busca da valorização da educação física e sua presença regular nos currículos das escolas. Assim, poderemos elevar o padrão cultural e esportivo do povo brasileiro – propiciando o acesso ao esporte para toda a vida e, ao mesmo tempo, fortalecendo o esporte de alto rendimento, posto que, em cada participação e em cada conquista dos nossos atletas, nossos corações e mentes vibram como se cada um de nós, brasileiros, estivéssemos projetados neles, representando o nosso país.

Reafirmamos, por fim, o nosso compromisso de participar, de forma autônoma, colaborativa e integrada, do desafio de construirmos, juntos, um Sistema Nacional do Esporte que assegure mecanismos de gestão democrática e controle social, e de tornar o Brasil uma potência esportiva sustentável.

Gabriel Fialho, de São Luís
Ascom – Ministério do Esporte

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet