Da arte barroca à contemporânea, Tocha visita o patrimônio cultural de Minas

Publicado em 13/05/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

A viagem da caravana olímpica prossegue nesta sexta-feira (13/5). Após passagem pelo Vale do Aço no dia anterior, o comboio recomeça a jornada por Ouro Preto, cidade-síntese do barroco e do período aurífero. Nascida da aglomeração de arraiais de mineração aurífera, Ouro Preto possui o mais importante conjunto de arquitetura barroca do país.

Em seguida, uma parada para contemplar as belezas naturais de Itabirito. A cidade, situada na zona metalúrgica de Minas Gerais, adotou o nome do pico local, Pico do Itabirito, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual devido a seu valor paisagístico.

O sétimo dia do revezamento encerra de maneira triunfal, em Inhotim, maior centro de arte contemporânea ao ar livre da América Latina. Este é o único dia do Tour da Tocha por Minas Gerais em que não haverá a festa final de celebração.

Ouro Preto: a síntese do barroco

A antiga capital de Minas Gerais – antes da inauguração de Belo Horizonte, em 1897 – é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Nascida da aglomeração de arraiais de mineração aurífera, nas encostas das montanhas, a cidade possui, ao longo de suas ruas tortuosas e ladeiras íngremes, o mais importante conjunto de arquitetura barroca do país. Sua riqueza histórica e cultural é também preservada em seus diversos museus temáticos: Casa dos Contos, Museu da Inconfidência, de Arte Sacra, do Aleijadinho e do Oratório.

Seus muitos templos católicos, ornados em ouro, revelam a exuberância do barroco mineiro. O interior das igrejas encanta por sua beleza e bom gosto, com grande riqueza de detalhes. Destacam-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar – que possui acervo com talha coberta em ouro e mais de 400 anjos esculpidos – e a Igreja de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima de Aleijadinho, além das igrejas Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do Carmo, do Rosário e de Santa Efigênia.

A cidade histórica conta ainda com outros atrativos, como o Parque Estadual do Itacolomi, que possui área de 7.543 hectares. O Pico do Itacolomi, símbolo do local, está a 1.772 metros de altitude. O distrito de Lavras Novas, com cachoeiras e clima bucólico, também é opção para quem quer contato com a natureza.

Os turistas podem também passear na tradicional Maria Fumaça, entre Ouro Preto e Mariana. Com 18 quilômetros de extensão, o trem possui vagão panorâmico e composições antigas restauradas, exercendo fascínio para quem gosta de antiguidades aliadas a belíssimas paisagens.

Itabirito: da era colonial à industrial

O antigo arraial de Itabira do Campo foi ativo centro de mineração aurífera no Século XVIII. Situado na zona metalúrgica de Minas Gerais, adotou o nome do pico local, Pico do Itabirito, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual devido a seu valor paisagístico.

O núcleo histórico da cidade preserva importante conjunto arquitetônico, formado por expressivos casarões coloniais e as igrejas setecentistas da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, de Nossa Senhora do Rosário e de Nosso Senhor do Matozinhos, além de dois passos da Paixão de Cristo.

No Complexo Turístico da Estação, encontra-se a Sala dos Ferroviários e loja de artesanato e comidas típicas. Seu Parque Ecológico Municipal oferece agradáveis espaços para lazer e práticas esportivas. Outras boas opções para passeio são os distritos de Acuruí – que conserva edificações históricas e o Balneário Rio das Pedras – e o de São Gonçalo do Bação, cercado de belas paisagens e cachoeiras.

A exemplo de outros municípios do estado, Itabirito também tem atrações naturais que recebem viajantes de várias regiões. Um deles é o Mirante Alto do Cristo, com uma altitude de 1.179 metros, e vista panorâmica, de onde se observa a Serra da Piedade, Pico do Itacolomi, Serra do Caraça, além de grande parte da cidade.

Reduto de arte contemporânea

O Instituto Inhotim, em Brumadinho, é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. O local compreende 110 hectares de jardins e abriga extensa coleção botânica de espécies tropicais, algumas raras, bem como um vasto acervo artístico. Atualmente, o acervo do Jardim Botânico conta com mais de quatro mil espécies de plantas.

Logo na entrada, o visitante é surpreendido pelas mais belas paisagens naturais e também projetadas pelo homem. Ali, o meio ambiente coexiste e interage com obras de arte assinadas por renomados artistas de todo o mundo. É um lugar para educação, meditação, conhecimento e fruição da arte contemporânea.

Indicado por uma revista inglesa como um dos 40 lugares mais fabulosos para se conhecer no mundo e pela publicação brasileira Guia 4 Rodas como uma das melhores atrações turísticas do Brasil por três anos seguidos, o instituto recebe turistas do mundo inteiro.

Maravilhas de Brumadinho

A pouco mais de 50 quilômetros da capital está a cidade de Brumadinho e o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, terceiro maior em área urbana do país. O local é habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como a jaguatirica e o lobo-guará. No local também são encontradas orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá, e a canela-de-ema, que se tornou o símbolo do parque.

Outra formação geológica importante é a Serra da Calçada, onde estão as Ruínas do Forte de Brumadinho, enorme edificação feita de pedras e que teria sido usada no século XVIII como entreposto comercial. A Estação Ferroviária, monumento que marca o desenvolvimento da cidade, e a setecentista Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade são outros símbolos da cidade.

Depois de séculos, o município ainda preserva as raízes da cultura afrodescendente. As comunidades de Marinhos, Ribeirão, Rodrigues e Sapé formam a região quilombola, que teria surgido em meados do século XVIII. As comunidades que compõem o Quilombo do Sapé mantêm vivas as tradições e costumes da cultura afrodescendente, como o Congado e o Moçambique.

Acompanhe o Tour pelas redes sociais, via Facebook da Secretaria de Esportes e Twitter da Rio 2016.

Fonte: SEESP

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet