Dicas para proteger o joelho e correr sem dores

Publicado em 09/02/2017 por

Foto: Shutterstock

Proteger o joelho é uma tarefa que deve ser feita por todos. É muito comum algumas dores aparecerem no seu corpo.

Entre elas no próprio joelho, importante na caminhada, na corrida e até para subir e descer escadas.

Aqui vão algumas dicas para proteger o joelho:

Fortalecer o quadril

A musculatura do quadril está diretamente ligada ao joelho. Os músculos dessa região são responsáveis pela estabilização da perna durante a corrida.
Portanto, quando enfraquecidos, há menos controle de perna e o risco de lesão aumenta. Outro fator prejudicial é que a falta de fortalecimento muscular no quadril pode sobrecarregar a força nos joelhos. Fortalecer o quadril  é proteger o joelho.

Não exagerar no treino

Exagerar no treino não é uma boa ideia. Estudos têm demonstrado, que dentre as demais articulações, o joelho trabalha muito próximo ao seu limite e quando forçado pode acarretar alguma lesão.

Procurar um treinador especializado

Correr com recomendação de um treinador pode ser uma boa saída para não correr riscos de lesionar o joelho. Estudos apontam que o principal fator de pequenas lesões nessa articulação está associado ao treino sem orientação.
O volume da corrida e a preparação são instruções que um bom treinador pode te dar na medida certa.

Agachamento

O agachamento é um exercício que fortalece o joelho. Além disso, ele é importante pois trabalha quadríceps, bíceps e glúteos.

Como o movimento completo é composto por uma flexão de joelho e uma flexão de quadril, temos dois grupos que são ativados e que são importantes na corrida. Realizar esse exercício é uma dica para você evitar dores nessa região.

Treinamento de saltos

O treinamento com saltos também é uma dica boa para fugir do incômodo nos joelhos. O salto o ajudará a ter maior impulso e controle dos seus movimentos.

Com esses benefícios, além de ter uma melhor performance na corrida, você não exigirá tanto do seu joelho na hora de se exercitar.

Fonte: Ativo.com