Em novembro(11), foram eleitos os 25 integrantes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (CACOB) para o ciclo Paris 2024, a votação marcou um pleito histórico para a entidade pois contou com a participação recorde de 374 atletas olímpicos, 66% do total de aptos a votar. Esse número ultrapassa o dobro de participação em 2016, ano em que houveram 170 votantes.
Entre os integrantes, estão dois atletas mineiros: Thiagus Petrus e Ana Sátila. O jogador de handebol, nascido em Juiz de Fora, iniciou sua carreira no esporte aos 13 anos. Hoje, com 31, Thiagus é capitão da seleção Brasileira de Handebol e atleta do Barcelona. Já Ana Sátila é do município Iturama. Aos 12 anos, a atleta foi campeã brasileira de canoagem e agora, aos 24 anos, visa a medalha de ouro olímpica em Tóquio. Recentemente, Ana ficou em primeiro lugar na primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom, na Eslovênia.
A eleição bateu recorde de votantes: ao todo 374 atletas que disputaram os Jogos Olímpicos Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 e/ou PyeongChang 2018 participaram da eleição, o que corresponde a 66% do total de atletas-eleitores aptos a votar. O número é mais que o dobro da participação registrada em 2016, quando 170 atletas votaram (pouco mais de 27% do total).
Houve um recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos, já que foram escolhidos os 10 homens e 10 mulheres mais votados, além do campeão de votos, entre os atletas que participaram das últimas edições de Jogos, e os dois homens e duas mulheres mais votadas entre os esportistas que participaram de Jogos anteriores a 2012.
A eleição para membros da CACOB ocorre a cada ciclo olímpico. O papel da comissão consiste em estabelecer um ambiente de discussão e oferecer sugestões, recomendações ou informações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico, representar os direitos e interesses dos atletas olímpicos, incentivar a presença feminina no esporte e apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte, dentre outros (COB, 2020). Outras informações sobre a história, missão, visão e valores da entidade estão no site https://www.cob.org.br/pt/comissao/.
Confira abaixo os nomes que compõe a comissão, a modalidade e a quantidade de votos que cada um recebeu:
- Hortência Marcari (basquete, 121)
- Jefferson Sabino (atletismo, 51)
- Diogo Silva (taekwondo, 47 votos)
- Poliana Okimoto (desportos aquáticos, 46)
- Yane Marques (pentatlo moderno, 39)
- Gustavo Guimarães (desportos aquáticos, 39)
- Rodrigo Santana (vôlei, 27)
- Clodoaldo Lopes do Carmo (atletismo, 28)
- Eduarda Amorim (handebol, 26)
- Joana Cortez (tênis, 25)
- Adriana Aparecida da Silva (atletismo, 26)
- Fabiano Peçanha (atletismo, 26)
- Beatriz Futuro (rugby, 25)
- Thiagus Petrus (handebol, 24)
- Lucas Duque (rugby, 22)
- Fernanda Ferreira (remo, 21)
- Iziane Marques (basquete, 19)
- Francisco Barretto Júnior (ginástica, 19)
- Edson Bindilatti (desportos no gelo, 19)
- Bárbara Seixas (vôlei, 16)
- Juan Nogueira (boxe, 16)
- Isabel Swan (vela, 15)
- Emerson Duarte (tiro esportivo, 13)
- Arthur Zanetti (ginástica, 13)
- Ana Sátila (canoagem, 11)
Fonte: https://www.cob.org.br/