Foco. É o que Sabrina Ribeiro, do atletismo, recomenda aos novos atletas que estão ingressando na modalidade. Foi assim que a atleta, de Lavras, começou e atualmente colhe os frutos.
Após conhecer o mundo do esporte, Sabrina explica que adquiriu responsabilidades e passou a administrá-las muito bem, sem deixar os estudos de lado. Olimpíadas? É um sonho. Distante? Talvez, mas a jovem destaca: “Não é impossível”.
Confira a entrevista completa do Observatório do Esporte de Minas Gerais com Sabrina Ribeiro:
Quando e como você decidiu se tornar uma atleta?
“Fazem oito anos que eu treino. Comecei com dez anos e foi tudo por acaso. Sempre gostei de correr na rua e assim meu treinador me viu. Nisso ele me chamou para treinar, tive interesse e treinei na UFLA (Universidade Federal de Lavras) e gostei bastante. Eu também sempre assistia ao atletismo na TV.”
Qual o maior desafio você enfrenta no esporte? E como busca a superação?
“O maior desafio foi o Campeonato Sul-Americano, quando competi mal e pensei em parar. Um mês depois eu continuei treinando, até que em uma competição fiquei em primeiro lugar no ranking. Aí que eu vi que o atletismo era para mim, que eu realmente tinha talento.”
Para você o que significa o esporte?
“O esporte significa saúde, educação e abre portas para uma vida melhor.”
Quais as principais mudanças que o esporte trouxe à sua vida?
“Hoje sou mais responsável. O treinador sempre insiste dizendo que tenho que estudar.”
Quais são suas principais metas para os próximos anos?
“Neste ano tenho o Pan-Americano. É o meu foco. Sobre Olimpíadas é muito difícil, mas não impossível. Quem sabe?”
Qual foi a sensação de ter conquistado o prêmio “Melhores do Ano 2016”?
Quais foram suas principais conquistas?
“Campeonato Brasileiro Escolar, em que fiquei em primeiro lugar, mas não pude ir para o Mundial, na Turquia. Conquistei também um Sul-Americano. Ano passado foi meu melhor ano em competições.”
Um recado para os jovens que queiram praticar o atletismo ou que estão começando:
“No início é muito difícil, mas não desistam. Se vocês querem o atletismo para sua vida, coloquem essa meta e vão em frente, que vocês vão conseguir.”