Noite estrelada para a torcida celeste! Com recorde de público na competição (56.467 pagantes), o Cruzeiro venceu o Flamengo do Rio de Janeiro e foi campeão da Copa do Brasil pela quinta vez. Com a conquista do quinto título da competição (1993, 1996, 2000 e 2003), a Raposa iguala-se ao Grêmio (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016) como os maiores campeões do torneio. Com a vitória, o Cruzeiro é o primeiro time brasileiro a se classificar para a Libertadores do próximo ano.
Em um jogo tímido, e sem muitas finalizações das duas equipes, a disputa pela taça foi levada para a marca do cal. Com direito à defesa do goleiro Fábio em um chute de Diego e escorregão de Thiago Neves na última cobrança, o Cruzeiro sagrou-se pentacampeão. Vale destacar as cobranças impecáveis de Henrique, Léo, Hudson e Diogo Barbosa. O placar final da partida foi 5 a 3 para o time mineiro.
Na campanha deste ano o Cruzeiro passou por Volta Redonda, São Francisco-PA, Murici-AL, São Paulo, Chapecoense, Palmeiras, Grêmio e Flamengo, sendo que nas duas últimas etapas a decisão foi levada para os pênaltis. Campanha árdua, repleta de cobranças por parte da torcida no início, mas que levou ao amadurecimento do time e ao tão sonhado título de pentacampeão.
Reveja a disputa de pênaltis:
Observatório do Esporte de Minas Gerais