Os tópicos a seguir demonstram o perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar a oportunidade de negócio ao montar uma academia de ginástica, conforme descrito a seguir. O objetivo de todos os tópicos abaixo é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado.
Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
As academias de ginástica definitivamente já fazem parte da paisagem urbana e da rotina diária de milhares de pessoas.
Distante de sua concepção original, o cidadão hoje busca nas academias de ginástica muito mais do que força física ou capacidades atléticas. O indivíduo tem por objetivo cuidar da saúde, melhorar a qualidade de vida, investir na beleza, além de vislumbrar um convívio com pessoas que pensam e agem da mesma forma.
As academias, ou centros de “fitness”, passaram a ter uma estrutura que alia tecnologia dos equipamentos, profissionais capacitados e habilitados, espaços confortáveis, ambiente alegre e descontraído, além de serviços que facilitam a vida agitada e corrida das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos.
O público alvo é também amplo e diversificado. São executivos e empresários, trabalhadores e estudantes, jovens e terceira idade, homens e mulheres de diferentes classes sociais, que investem seu tempo e dinheiro em atividades físicas, lazer e qualidade de vida.
Isso transformou o “negócio” academia de ginástica num excelente empreendimento, com possibilidades de crescimento e sofisticação, oferecendo grandes oportunidades de investimento nos seus vários segmentos e nichos de mercado.
A profissionalização do setor é uma realidade, e a sofisticação das academias e dos serviços prestados é uma tendência. Nesse cenário, especialistas acreditam que as academias deverão oferecer cada vez mais equipamentos modernos, várias modalidades de atividades esportivas e tecnologia atualizada, profissionais qualificados e habilitados e com público alvo bem definido, tais como feminino, terceira idade, ioga, pilates, entre outros.
Embora já comecem a despontar no mercado brasileiro as primeiras grandes redes de academias, principalmente no eixo Rio – São Paulo, trata-se de um mercado bastante pulverizado, que oferece oportunidades para empreendedores individuais ou micro e pequenas empresas em todas as regiões do país.
Para saber mais, acesse na íntegra o Plano de Negócio de Academia de Ginástica.
Fonte: Portal do SEBRAE.