Esporte e Educação não-formal: as atividades esportivas como fator de inclusão social para jovens em situação de risco

Publicado em 13/03/2014 por

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Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado em andamento na área da educação não-formal, que vem procurando refletir sobre a função social do esporte, avaliando a sua utilização nos espaços do terceiro setor. A presente contribuição consiste em uma análise da utilização do esporte nos trabalhos sócio-educacionais do terceiro setor com jovens em situação de risco, embasado em um levantamento bibliográfico sobre o esporte como agente educacional e de inclusão social. O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a motivação do jovem para praticar esporte, as suas dificuldades em dar continuidade às atividades e sobre os possíveis benefícios e as reais possibilidades de uma prática esportiva orientada. A pertinência desta discussão é justificada pelo fato de que as atividades esportivas estão sendo amplamente utilizadas por organizações do terceiro setor, porém carecem ainda de uma reflexão. A partir de uma análise da bibliografia brasileira e alemã especializada no tema como também no conhecimento empírico oriundo da prática da pesquisadora com trabalhos esportivos envolvendo jovens em situação de risco.

Autores:

Mirja Jaksch Weller
Faculdade de Educação
Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Acesse o artigo na íntegra clicando aqui.

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