OPORTUNIDADE: especialização em esportes e atividades físicas Inclusivas para pessoas com deficiência

Publicado em 23/01/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Foto: Getty Images

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Alunos para o Curso de Pós-Graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, em nível de Especialização, na modalidade à distância.

A Especialização em “Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência” tem como público-alvo licenciados e/ou bacharéis em Educação Física que atuem com alunos com deficiência em contextos variados. O objetivo geral é estimular e intensificar a participação das pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física, sendo essa participação uma possibilidade de reconhecimento e viabilização da cidadania. Além disso, deverá promover um aprofundamento em conhecimentos teóricos e práticos relacionados à atividade física para pessoas com deficiência e formar recursos humanos para desenvolvimento de programas de atividades físicas inclusivas e paradesportos.

Com programação curricular desenvolvida em, no mínimo, 360 horas, o curso é semipresencial, ministrado na modalidade a distância pela Internet, com material impresso, videoaulas e encontros presenciais obrigatórios, definidos de acordo com o cronograma do Curso. A participação nos encontros presenciais é obrigatória e ocorrerá no polo de apoio presencial em que o aluno estiver regularmente matriculado, não sendo aceito pedido de dispensa.

Outras informações podem ser consultadas no site do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime).

Das vagas

Serão ofertadas 300 vagas, distribuídas nos polos discriminados a seguir:

Araxá: 30 vagas
Boa Esperança: 30 vagas
Governador Valadares: 30 vagas
Lagoa Santa: 30 vagas
Salinas: 30 vagas
Santos: 40 vagas
Sete Lagoas: 30 vagas
Timóteo: 30 vagas
Tiradentes: 20 vagas
Ubá: 30 vagas

Inscrições e validação

A inscrição e validação ocorrerão até o dia 22 de fevereiro. Na primeira etapa, o candidato deverá obter o formulário de inscrição no site do CEAD/UFJF , seção Editais, clicando no link próprio, referente ao Edital e preencher todos os dados solicitados. Em seguida, deverá imprimir o formulário de inscrição, que é gerado a partir da conclusão da inscrição, datá-lo e assiná-lo.

Na segunda etapa, com a documentação organizada na ordem definida no Formulário de Inscrição, o candidato deverá encaminhá-la ao CEAD/UFJF exclusivamente através dos Correios, via SEDEX, para o endereço especificado no edital.
Os documentos deverão ser postados com a devida antecedência para que cheguem ao CEAD até o dia 23 de fevereiro. Os que chegarem após essa data serão desconsiderados.

Processo de seleção

O julgamento da seleção dos inscritos será realizado por uma banca de seleção formada por três membros indicados pela Coordenação de Curso. A seleção será realizada a partir da análise da carta de intenção, sendo aprovados os candidatos que obtiverem maior pontuação. A carta de intenção, de caráter eliminatório e classificatório, terá valor de 100 pontos.

Recursos e divulgação de resultados

A divulgação do resultado parcial dos candidatos ao Curso somente será feita pelo site do CEAD/UFJF no dia 8 de março, a partir das 17 horas. No caso de recurso quanto à análise da Carta de Intenção, deverá o mesmo ser encaminhado exclusivamente no dia 9, de 8h às 14h, para o e-mail da Coordenação do Curso (administracao@ngime.ufjf.br). O candidato receberá uma resposta da Coordenação do Curso confirmando o recebimento.

O resultado final será divulgado, também no site do CEAD/UFJF, no dia 10 de março, em uma lista com os nomes dos candidatos aprovados, em ordem decrescente.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais