Com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, novas arenas multiuso estão sendo construídas. Após a realização dos mega eventos esportivos, serão necessários profissionais qualificados para gestão de tais espaços.
Algumas instituições de ensino já fornecem capacitações e cursos voltados à gestão das arenas; e diversas empresas privadas, aproveitando a potencialidade do setor, estão surgindo (consultorias, assessorias).
O conceito de arena multiuso envolve acesso fácil por meio do transporte público, facilidade para compra de ingresso, espaços de alimentação, conforto e opções de lazer, locais para compra de souvenirs e, claro, realização de grandes eventos – esportivos ou não.
Alguns benefícios gerados pelas arenas:
a) atraem investimentos, em sua área de influência, na construção de hotéis, restaurantes, etc.; b) torna-se importante instrumento para o lazer e entretenimento da população local; c) permite a frequência de novo público aos eventos, público afastado em razão da falta de segurança e de conforto das unidades tradicionais; d) cria muitos empregos diretos e indiretos; e) contribui para a boa condução e desenvolvimento dos esportes nos países, trazendo conseqüentes vantagens para a população, principalmente no que se refere a: desenvolvimento de novos atletas; disseminação da prática dos esportes; e programas de revitalização de centros de cidades (informações retiradas do site do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
ARENAS MULTIUSO DA EUROPA
As principais arenas multiuso da Europa estão entre as mais modernas do mundo. Veja a lista dos estádios de futebol europeus que mais faturam com a renda do público em diferentes atividades, que não se restringem aos jogos.
Outras notícias que podem te interessar:
As cifras milionárias do Esporte;
Rio 2016™ começa busca por novos parceiros comerciais;
Os patrocínios milionários da CBF e as regras de proteção às marcas da FIFA.