Todo mundo sabe que o futebol de campo é uma paixão nacional. Mas você sabia que o futsal é uma das modalidades mais praticada no país? Devido ao número de quadras e à quantidade menor de jogadores, o futsal já revelou grandes jogadores até no futebol de campo.
E é pensando em revelar novos craques que o técnico William de Lima, de Governador Valadares, dedica-se há tanto tempo ao futsal, sendo que suas conquistas nos Jogos Escolares proporcionaram mais um troféu para sua estante: o de Melhores do Ano 2016.
Confira a entrevista completa do Observatório do Esporte de Minas Gerais:
Como você começou a ter contato com o esporte?
Com 10 anos já praticava várias modalidades. Como já fui atleta, então sempre vivi o esporte. Eu me formei em educação física na Universidade Federal de Minas Gerais e trabalho na área há mais de 30 anos.
Há algum técnico ou técnica que seja um grande exemplo para você?
O meu técnico, Mauro Roberto Fonseca França, é até hoje um exemplo para mim. Ele é professor de atletismo, é vibrante e todo mundo era apaixonado por ele. Tive o prazer de encontrá-lo depois de muito tempo na premiação do Melhores do Ano e ele estava lá, firme e forte, incentivando os atletas. O fato de hoje estar no esporte é tudo graças a ele.
Como você avalia as categorias de base, atualmente? Podemos esperar novos talentos surgindo nos próximos anos?
Pode melhorar muito ainda. Pela quantidade de alunos que temos, há necessidade de melhora.
Quais são as suas principais conquistas como treinador?
A minha melhor conquista foi o terceiro lugar nos Jogos Escolares Brasileiro em João Pessoa, depois de ter ganhado as fases estadual, regional e microrregional. Foram jogos muito disputados e conquistas interessantes. Como fui por muito tempo dirigente esportivo também, obtive diversas conquistas, mas, como técnico, essas foram as principais.
Qual a sensação de ter sido premiado no “Melhores do Ano 2016”?
É muito bom o reconhecimento, principalmente depois de um árduo trabalho de um ano inteiro. Foi ótimo poder estar ao lado de referências, de pessoas do esporte que considero muito.
O que significa o esporte para você?
Para mim é a referência em tudo e através dele conseguimos qualquer coisa. O esporte influencia tudo, no dia-a-dia, na convivência com o outro, na vida em família… pra mim foi fundamental para o sucesso da minha carreira, uma vez que estou há quase 40 anos no esporte.
Um recado para os técnicos que queiram iniciar carreira no esporte ou que estejam começando.
Não desanimem! O esporte vale a pena, mesmo com todas as dificuldades. O retorno que nós temos dos nossos atletas, independentemente de grandes vitórias e de medalhas, é muito gratificante. O esporte propicia a possibilidade de trabalharmos com a formação de pessoas é o que mais vale. O treinador deve trabalhar muito e estudar sempre!