O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que conheceu e reconheceu iniciativas de esporte educacional por todo o Brasil, criou e lançou a publicação ‘Prêmio Petrobras de Esporte Educacional – Experiências que Inspiram’. O livro tem o objetivo de disseminar as tecnologias sociais premiadas e inspirar novas práticas de esporte educacional desenvolvidas por escolas públicas, universidades e instituições do terceiro setor.
O livro está organizado em duas partes:
A primeira com um conjunto de artigos acadêmicos que abordam a temática do Esporte Educacional sob diferentes olhares, que dialogam direta e indiretamente com a produção dos trabalhos vencedores.
Esporte para o Desenvolvimento Humano: Desafio para o século XXI, das Professoras Ludmila Mourão e Vera Costa – que destaca o Esporte como fenômeno privilegiado para o desenvolvimento humano;
Reflexões Sociológicas sobre o Uso do Futebol Social, do Prof. Fernando Trejo – que destaca a força que o Futebol Social, que tem gerado propostas de soluções, alternativas e caminhos para a solução de cenários marcados pela violência;
Apontamentos para o trato Pedagógico Educacional do Esporte numa Perspectiva Latino-Americana e Libertadora-Biocêntrica de Educação Física, do Prof. Fernando Capella – Apresentando o Esporte Educacional como uma alternativa para ocupação dos espaços públicos.
A segunda parte traz o registro de 09 experiências vencedoras, divididas por categoria e mais a experiência vencedora do Prêmio Especial. Experiências essas que tratam os cotidianos culturais e práticas corporais da escola composta por fragmentos da vida cotidiana. Estes fragmentos dão vida à memória esportiva, seja nas escolas ou em espaços comunitários.
Dentre elas 02 experiências são de Minas Gerais:
– A experiência Nosso Caderno de Jogos e Brincadeiras integrou o Programa Minas Olímpica Geração Esporte, realizado pela Secretaria de Estado de Esportes, que desenvolve ações de iniciação esportiva com foco na aquisição das habilidades motoras, com caráter de inclusão social.
A experiência do Nosso Caderno de Jogos e Brincadeiras foi realizada no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (ISEAT), com crianças da Escola de Educação Básica Escola Sandoval Soares de Azevedo, entre outros alunos indicados pela Secretaria de Educação do Município de Ibirité.
– O professor Danilo César Pereira, da Escola Municipal Frei Rogato, localizada dentro da Colônia Santa Izabel para o controle da hanseníase, criou uma ação educacional com o intuito de possibilitar a inclusão de uma adolescente com deficiência na prática de esporte, o Cadeirabol.
O Prêmio teve a inscrição de 1.344 projetos, dos quais foram selecionados 10 vencedores, avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes da Petrobras, do governo, da sociedade.
Conteúdo disponível no Site Prêmio Petrobrás de Esporte Educacional.