Projeto desenvolve capacitação profissional e fomento à economia criativa, e vai se integrar à primeira feira gamer de Minas Gerais.

Entre 2025 e 2026, Minas Gerais sediará o PlayMinas, projeto inovador que integra esporte, educação, tecnologia, cultura e empreendedorismo por meio do universo dos jogos digitais. O lançamento da iniciativa do Governo de Minas ocorreu na sexta-feira (27/6), em Belo Horizonte.
O PlayMinas busca engajar o público jovem com o Estado por meio da gamificação. Além disso, pretende fomentar a inclusão digital e a economia criativa, e valorizar os games como ferramentas de transformação social.
Clique aqui para acessar o site oficial do PlayMinas!
Dividido em 11 etapas, o PlayMinas reunirá ações presenciais e digitais para estudantes, educadores, empreendedores e profissionais da indústria criativa e tecnológica, além de entusiastas da cultura gamer e metodologias educacionais inovadoras.
Estão programadas sete etapas lúdicas, com uma estrutura adaptável que incluirá atrações como robótica, realidade virtual, hackathon, campeonato amador de e-Sports e concursos culturais.
Além de BH, outras cidades mineiras contempladas são Pedro Leopoldo, Barbacena, Betim, São Gotardo, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso e São João del-Rei. Também será realizado o primeiro congresso científico do setor gamer no Brasil, o PlayMinas Intergame Summit, e dois concursos culturais voltados para a juventude.
As inscrições para a primeira etapa do evento, que acontecerá em Pedro Leopoldo nos dias 19 e 20/7 já estão disponíveis! As inscrições são gratuitas, limitadas à disponibilidade das vagas. Não perca essa oportunidade!
Clique aqui para realizar sua inscrição!
Game Fest Minas
Na última etapa do PlayMinas, o projeto vai se integrar à primeira feira gamer de Minas Gerais, a Game Fest Minas, cuja previsão é que seja realizado no Expominas, na capital, em abril de 2026. A união dos projetos tem como objetivo consolidar o estado como referência nacional em cultura gamer. A expectativa é reunir cerca de 80 mil pessoas, incluindo 20 mil estudantes da rede pública, que terão acesso gratuito ao festival.
O evento contará com competições de e-Sports profissional e amador, concursos de cosplay, games retrô, robótica, hackathon, oportunidade inédita de investimento para desenvolvedores independentes, palestras e workshops e cabine de dublagem.
O Play Minas é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Sedese e da Codemge, e tem execução do Instituto Novare.