Campanha alerta para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
No Brasil, o mês de maio é marcado pelo combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Instituída pela lei nº 14.432/22, a campanha Maio Laranja promove o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o país.
A iniciativa faz parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. No âmbito esportivo, a campanha ganha um papel importante.
O esporte pode transformar vidas, promovendo valores como: disciplina, trabalho em equipe e superação. Também deve ser um ambiente de acolhimento, desenvolvimento e proteção para jovens atletas. Para isso, a campanha Maio Laranja reforça a necessidade de:
- Capacitação de treinadoras, treinadores, gestoras e gestores esportivos para identificar e prevenir situações de risco.
- Criação de protocolos de segurança dentro das instituições esportivas.
- Incentivo à denúncia por meio de canais como o Disque 100.
- Envolvimento da família na proteção de jovens atletas.
Para aprofundar o conhecimento e contribuir com a iniciativa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) disponibiliza alguns materiais importantes, como:
Clique aqui para acessar a cartilha do Sistema Estadual de Redes em Direitos Humanos (SER-DH)!
Clique aqui para acessar a campanha Minas 100 violência sexual!
Além disso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) oferece o curso e a cartilha “Abuso e Assédio Fora de Jogo – Para jovens de 12 a 17 anos”, desenvolvidos em parceria com o Instituto Avon e o Unicef.
A capacitação tem como objetivo instruir jovens atletas, de 12 a 17 anos, a identificar, prevenir e combater situações de abuso e assédio no ambiente esportivo.
Clique aqui para acessar a cartilha “Abuso e Assédio Fora de Jogo”, do Comitê Olímpico do Brasil!