O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) disponibiliza uma série de manuais de Iniciação ao Esporte Paralímpico para professores que atuam com crianças e jovens com deficiência seja em ambiente escolar seja em clubes ou associações.
Os manuais contam com explicação das regras de cada modalidade, classificação esportiva, histórico, atividades lúdicas. As modalidades contempladas são: atletismo, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado.
“A educação é importante para nós. Queremos criar de fato oportunidades. O CPB faz isso em duas frentes: capacitamos os professores e garantimos o acesso aos alunos de hoje. Essas ações do CPB são de extrema importância para as pessoas com deficiência do presente e do futuro”, enfatizou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.
Produzido pelos professores da Escola Paralímpica de Esportes do CPB e dirigido pela Academia Paralímpica, os manuais têm como objetivo reforçar a promoção e aumentar o fomento da prática esportiva para pessoas com deficiência.
“Agradeço a todos os professores da Escola Paralímpica que abraçaram este projeto. Muitas vezes, os professores das escolas não têm a informação e não sabem como incluir a criança com deficiência nas atividades. O Manual tem o intuito de ajudar, orientar, esses professores”, completou Ramon Pereira, diretor de desenvolvimento esportivo.
O Manual de Iniciação ao Esporte Paralímpico de cada modalidade será disponibilizado, de forma gratuita, no site da Educação Paralímpica. Acesse aqui.
Fonte: CPB.(adaptado) Acesso em: 05/05/2023