Robin Hood é um personagem, em forma de herói, que tomou as telas do cinema, além de quadrinhos, televisão e afins. Percorria a Floresta de Sherwood com seu arco e flecha em mãos. A habilidade do protagonista serviu de inspiração para Daniel Xavier seguir os caminhos do Tiro com Arco, esporte no qual estará disputando nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Mineiro, da capital Belo Horizonte, Xavier, de 33 anos, irá para a sua segunda Olimpíada. Em Londres 2012, o atleta foi o 51ª colocado, após enfrentar favoritos na prova. Mas, como começou a trajetória de Daniel no Tiro ao Arco? Um ano antes do acontecido na Inglaterra, o mineiro ainda era médico veterinário e praticava malabarismo. Mas ainda assim, conseguia separar quatro horas do seu dia, três vezes por semana, para praticar o Tiro.
Mas como alguém migraria da medicina veterinária para o Tiro ao Arco? Simples. O pai de Daniel, José Maurício, atual presidente da Federação Mineira de Arco e Flecha, foi o pioneiro a praticar a modalidade na família. Em seguida, a irmã de Xavier, Izabela Rezende, e o cunhado, Leonardo Lacerda de Carvalho, seguiram o mesmo caminho e, inclusive, já competiram em Jogos Pan-Americanos. Era hora de Daniel seguir o mesmo caminho.Em 2011, o mineiro ficou em quinto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
Após treinar na cidade de Campinas/SP e Maricá/RJ, Daniel Xavier se concentra em Saquarema, também município fluminense, em um campo anexo pertencente à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). São seis horas diárias de treino, em uma série de, aproximadamente, 600 lançamentos seguidos.
Confira a ficha técnica de Daniel Xavier
Nome: Daniel Rezende Xavier
Nascimento: 31/08/1982
Altura: 1,91m
Peso: 85kg
Principais conquistas na carreira:
- Bronze (equipe) nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015
- Ouro (equipe) nos Jogos Sul-americanos Brasil 2002 e Santiago 2014
- 51º colocado nos Jogos Olímpicos Londres 2012
- Pentacampeão brasileiro (00, 02, 08, 10 e 11)
Com informações do Estado de Minas, Portal Uol e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)