Mineiros na Rio 2016: conheça Raulzinho, uma das esperanças brasileiras no basquete

Publicado em 15/07/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

(Foto: Getty Images)

Ele atua no Utah Jazz/EUA como armador, possui 1,85m de altura, é mineiro de Belo Horizonte/MG, mas começou a carreira em Poços de Caldas. Advinhou quem é? Sim, o Observatório do Esporte de Minas Gerais vai falar de Raulzinho, um dos trunfos do técnico da seleção brasileira de basquete, Rubén Magnano, para o ouro olímpico em solo carioca, em agosto.

Na infância, Raulzinho teve dois amigos inseparáveis: uma bola de basquete e uma cesta. Assim, ficou claro que o menino iria seguir os caminhos de seu pai, Raul Togni, ex-jogador e atualmente treinador da seleção brasileira Sub-16 masculina. Raulzinho e sua família se mudaram para Poços de Caldas, local onde o futuro atleta teve o primeiro contato com o basquete, atuando ao lado do irmão, Diego.

Raul Togni, ainda atuando como atleta, se transferiu para Bauru, levando sua família. Assim que encerrou a carreira, todos voltaram para Belo Horizonte, e Raulzinho começou a treinar no Minas Tênis Clube. Aos 16 anos, o jogador foi promovido ao time adulto, onde se destacava pela velocidade e habilidade. Após quatro anos no clube minastenista, o atleta se transferiu para o Lagun Aro GBC, da Espanha, onde manteve a evolução. 

Em julho de 2015, Raulzinho foi anunciado o novo reforço do Utah Jazz, para disputar a cobiçada NBA, liga norte-americana de basquete. Por lá, o jogador é conhecido como Neto, nome que leva nas costas, acima do número 25. A estreia do jogador em solo americano foi nada mais nada menos que na despedida de Kobe Bryant, considerado um dos maiores atletas de basquete de todos os tempos, tendo dedicado 20 anos a serviço dos Estados Unidos.

Agora, Raulzinho terá mais uma honra para deixar marcada em sua carreira: disputar as Olimpíadas aos olhos de sua pátria. O jogador terá a missão de representar seu pai, que abdicou de disputar os Jogos Olímpicos de 1992, para acompanhar o nascimento do armador. Raul Togni estava em fase de preparação, visando Barcelona, quando decidiu ficar ao lado da mulher nos últimos meses de gestação.

Com 24 anos de idade, esta será a segunda Olimpíada de Raulzinho, já que esteve presente no elenco que entrou em quadra em Londres, no ano de 2012. Na época, o jogador era apenas mais um jovem entrando em um meio de experientes. Mas agora, o jovem atleta será uma das esperanças brasileiras em busca do ouro.

Confira a ficha técnica de Raulzinho

Nome: Raul Togni Neto
Data de Nascimento: 19 de maio de 1992
Local: Belo Horizonte/MG
Altura: 1,85m
Peso: 78kg
Atual clube: Utah Jazz/EUA

Com informações do Portal Terra, Minas Tênis Clube, UOL, e Globoesporte.com

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais