Mineiros na Rio 2016: conheça Ítalo Manzine, esperança brasileira na natação

Publicado em 22/06/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Ítalo Manzine desbancou César Cielo na conquista da vaga Olímpica (Foto: Reuters)

O Observatório do Esporte de Minas Gerais segue falando mais dos representantes do nosso Estado nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Agora, é a vez de falarmos do nadador Ítalo Manzine Amaral Duarte Garófalo, ou simplesmente, Ítalo Manzine. Natural de Belo Horizonte e criado em Paraguaçú, Sul de Minas, o nadador, de 24 anos, teve que percorrer um longo caminho para conquistar uma vaga nas Olimpíadas. Quer saber como? Vamos contar a partir de agora.

O passaporte de Manzine para os Jogos Olímpicos foi carimbado no dia 21 de abril deste ano, no Troféu Maria Lenk, realizado no Parque Aquático Olímpico, no Rio de Janeiro. O nadador, que havia conquistado uma vaga nos 50 metros livre de maneira improvisada, viu seu ídolo, o campeão Olímpico César Cielo, vencer a primeira eliminatória, fazendo o tempo de 21’99, enquanto Ítalo fez 22’16. No entanto, tudo mudaria na grande final, quando bateu Cielo, cravando 21’82, observando o então favorito fazendo 21’91. Assim, Ítalo Manzine, junto com Bruno Fratus, irão representar o Brasil na modalidade.

E foi justamente um ex-treinador de César Cielo que ajudou Ítalo a conquistar a vaga olímpica. O australiano Scott Volkers trabalhou com Manzine, visando minimizar a baixa estatura do atleta, além da ansiedade antes das provas eliminatórias. O atleta possui 1,80 m de altura. Pode parecer muito, no entanto, é 19 centímetros menor que o francês Florent Manaudou, atual campeão mundial e olímpico dos 50 m livre. E o “controle mental” que Volkers aprimorou no mineiro, surtiu efeito no final da prova.

Ítalo nasceu no dia 13 de março de 1992 e a paixão por água era notada desde que era pequeno. Aos cinco anos de idade, Manzine deu um susto nos pais, ao pular na piscina, sendo retirado imediatamente por outro garoto. Logo em seguida, os pais do que viria ser o grande atleta atualmente, inscreveu o menino no Ideal Clube, de Paraguaçú. A velocidade de Ítalo dentro da água impressionava e por isso, decidiu dar braçadas maiores rumo ao futuro que o aguardava. Aos 16 anos, Manzine se mudou para Belo Horizonte, onde começou a treinar, representando o Mackenzie.  Em 2011, os primeiros títulos nos 50 metros livre: Campeonato Brasileiro Junior de Inverno, Brasileiro Junior de Verão e Brasileiro Junior Interfederativo, fechando a temporada  como o quarto mais rápido do Brasil.

Em 2012 e 2013, Ítalo passou pelo Esporte Clube Pinheiros, onde conquistou o Campeonato Brasileiro nos revezamentos 4×100 estilo livre em Guaratinguetá/SP e 4×50 metros nado livre em Porto Alegre/RS. No ano seguinte, Manzine chegou ao Minas Tênis Clube, onde treina atualmente. O atleta fechou a temporada de 2015 sendo um dos 25 nadadores mais rápidos do mundo, cravando o tempo 22’08,  no Campeonato Open Correios de Natação.

Confira a ficha técnica de Ítalo Manzine:

Nome: Ítalo Duarte Manzine
Altura: 1,80m
Nascimento: 13/03/1992
Naturalidade: Belo Horizonte/MG

Títulos:

Ouro no Troféu Maria Lenk, em (2015)
Ouro no Troféu José Finkel de Natação (2014)
Quatro ouros no Troféu Daltely Guimarães (2012 a 2015)
Bicampeão do Brasileiro Senior de Natação de inverno (2014)

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais