O Ministério do Esporte (MEsp) publicou o edital de seleção para a categoria Atleta Pódio do Bolsa Atleta, referente ao ciclo 2025/2026. A categoria é a mais alta do programa e concede um benefício de 5 mil a R$ 15 mil mensais. Ela é destinada a atletas de alto desempenho com foco em resultados em competições internacionais. O programa é um dos maiores do mundo em patrocínio direto a atletas.
A bolsa mensal é paga pelo governo do Brasil por um período de 12 meses e o valor é pago de acordo com a categoria, sendo a Pódio a que abrange os atletas com maior potencial e resultados em nível internacional.
Como se candidatar à categoria Atleta Pódio
A seleção para a categoria Atleta Pódio é feita por meio do edital e tem caráter diferenciado das demais categorias do programa (Atleta de Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpico/Paralímpico). Os atletas interessados devem se inscrever dentro do prazo estipulado no edital, por meio da plataforma digital no o gov.br.
O sistema de inscrição estará disponível assim que o período de inscrições for aberto. Para acompanhar a recomendação é acessar o Portal do Ministério do Esporte e buscar o link direto. Os critérios de elegibilidade consideram, preferencialmente, atletas que estejam entre os 20 melhores do ranking mundial nas respectivas modalidades ou que tenham alcançado resultados de destaque em Jogos Olímpicos, Paralímpicos, Mundiais e Pan-Americanos ou Parapan-Americanos. Recomenda-se a leitura atenta do Edital nº 4/2025 para verificar todos os critérios específicos e a documentação necessária.
Fonte: Ministério do Esporte (adaptado). Acesso em: 18/11/2025.








