Jogando no Mineirinho, em Belo Horizonte, a equipe do técnico José Roberto Guimarães não teve muito trabalho para derrotar a Polônia no primeiro dos dois amistosos entre as seleções.
Em noite inspirada da ponteira e capitã Natália, a seleção brasileira dominou as rivais, vencendo a partida por 3 sets a 0 (25/16, 25/12 e 25/23).
O jogo começou com um ace da polonesa Grajber, mas o Brasil logo se encarregou de virar o jogo e em menos de minutos, o placar já era de 8 a 3 para as brasileiras. O domínio da seleção de Zé Roberto Guimarães persistiu pelos minutos seguintes e as anfitriãs fecharam a parcial em 25 a 16.
O segundo set começou equilibrado. Quando o placar era de 11 a 5, as polonesas desestabilizaram-se e não tiveram forças para impedir a vitória brasileira de 25 a 12.
A Polônia voltou melhor para o terceiro set, mas o Brasil seguiu mandando no placar. Mais consistentes na defesa, as polonesas chegaram a ficar a um ponto do empate (7 a 6), até Tandara e Natália abrirem a vantagem para a equipe brasileira. A seleção polonesa tentou mais uma vez o empate, mas as brasileiras reagiram nos minutos finais, vencendo o set por 25 a 23. O ponto da vitória foi marcado por Rosamaria.
Como forma de presentear a torcida mineira pelo Dia Nacional do Vôlei, tivemos o quarto set, que também foi de vitória brasileira por 25 a 19.
A equipe brasileira para os amistosos contra a Polônia é composta pelas levantadoras Roberta, Naiane e Macris; as opostas Tandara, Monique, Fernanda Tomé e Edinara; as ponteiras Natália, Rosamaria, Drussyla e Amanda; as centrais Carol, Adenízia, Bia e Mara; e as líberos Suelen e Gabi.
Os amistosos são preparatórios para o Grand Prix, que será realizado de 7 de julho a 6 de agosto em diversas sedes. O Brasil é o atual campeão e lutará pelo 12.º título. Nesta quinta-feira, o segundo amistoso contra as polonesas será no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a partir das 21h30.
A primeira etapa do Grand Prix será disputada de 7 a 9 de julho, em Ancara, na Turquia, e o Brasil terá como adversários a Bélgica, a Sérvia e a Turquia. A estreia das brasileiras será contra as belgas, no dia 7, às 13h30 (de Brasília).
Fonte: Observatório do Esporte de Minas Gerais , Globoesporte.com e Folha Vitória.