O professor de Educação Física, como elemento orientador e figura de relevo no processo de ensino‑aprendizagem, tenderá a adaptar‑se às novas realidades e aos conhecimentos no sentido de promover a aprendizagem dos alunos e potenciar o seu desenvolvimento.
Consequentemente, as novas correntes de investigação que preconizam uma abertura curricular a novos modelos de ensino que centrem o processo de ensino no aluno têm vindo a assumir um papel de maior ênfase, pelo que será importante considerar as novas abordagens metodológicas que promovem uma ruptura com os tradicionais modelos.
O processo ensino-aprendizagem no âmbito do desporto e da educação física tem sido abordado de formas bastante diferenciadas, segundo períodos histórico-políticos, na perspectiva de proporcionar aos alunos as melhores oportunidades/procedimentos para a sua aprendizagem.
Nesse sentido, novos modelos ecológicos de ensino poderão potenciar a aprendizagem, aproximando-se das pretensões dos aprendizes e garantindo, simultaneamente, novos conhecimentos inerentes ao entendimento dinâmico da modalidade.
Consequentemente, o presente trabalho propôs-se a analisar as potencialidades e aplicabilidades de modelos de ensino de abordagem ecológica.
Essa é a proposta de discussão desses dois autores portugueses que foi publicada, em 2015, pela Revista de Educação Física do Mackenzie. Se você pensa em inovar nas suas aulas e gostaria de ter acesso a algum conteúdo que pudesse embasar e ajudar nesse processo, aproveite.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui:http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5854/5987
Autores: Filipe Manuel Clemente e Rui Sousa Mendes
Publicado em: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 40‑58, jan./jun. 2015