Será lançada nesta quinta-feira (17), às 9h30, a Plataforma de Monitoramento da Subsecretaria de Esportes (Subesp), uma ferramenta de gestão da informação que vai auxiliar os interessados no acompanhamento de dados sobre as políticas esportivas em Minas Gerais.
Desenvolvida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Observatório do Esporte de Minas Gerais, a Plataforma de Monitoramento disponibilizará, ao todo, sete painéis para o acompanhamento dos programas e ações desenvolvidas pela Subesp, além de dados gerais sobre a situação do esporte no Estado. Eles também fornecerão subsídios aos municípios mineiros na realização de diagnósticos locais e para a academia (universidades) na elaboração de pesquisas relacionadas ao esporte.
Para evitar a aglomeração de pessoas e evitar o risco de disseminação do novo coronavírus, o lançamento será feito totalmente on-line, pelo aplicativo Zoom. As inscrições para participar do evento devem ser realizadas na plataforma Sympla
Segundo o diretor de Fomento e Organização de Políticas Esportivas da Sedese, Bráulio Humberto, a plataforma vai mais do que auxiliar na reformulação de políticas esportivas estaduais. “Ela potencializará a transparência na execução das ações, favorecendo o controle social”, garante.
Especificamente em relação às informações gerais sobre a situação do esporte no Estado, a Plataforma apresentará, inicialmente, os dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – Munic (IBGE, 2016). Para esse painel, serão expostas mais de 300 variáveis que tratam da realidade esportiva de cada município mineiro, com informações sobre estruturas administrativas, recursos humanos, legislações existentes, instalações esportivas, realização de eventos e convênios.
Outro painel que será disponibilizado apresentará os dados sobre a participação dos municípios no ICMS Esportivo entre o período de 2009 e 2018. Entre as informações apresentadas estão a pontuação alcançada por cada município, valor repassado pelo Estado aos municípios, atividade dos conselhos municipais de esporte, comprovação de programas e projetos para fins de pontuação no mecanismo.
O painel contará, ainda, com estatísticas que permitem analisar o aproveitamento dos municípios e das Regionais da Sedese, ao comparar as notas alcançadas em relação ao envio e aprovação de programas e projetos, atividades esportivas e modalidades, além de possibilitar a comparação de notas a partir de características da realidade local, utilizando variáveis como Receita Corrente Liquida per Capita (RCL) e População.
Além disso, para este lançamento, serão também disponibilizados painéis com informações sobre a doação das Academias ao Ar Livre, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, os Jogos do Interior de Minas (Jimi), os Jogos Escolares de Minas (Jemg) e também sobre os cursos de Educação a Distância, ofertados pela Escola Virtual do Observatório do Esporte de Minas Gerais.
Os participantes receberão certificado. As vagas, no entanto, são limitadas.