Foram lançados nesta quinta-feira (20/5) dois dasbhoards inéditos que vão auxiliar a comunidade esportiva mineira no acompanhamento de dados sobre as políticas esportivas de Minas Gerais. O “Ações Subesp” e “Bolsa Atleta” já estão disponíveis na Plataforma de Monitoramento da Subsecretaria de Esportes (Subesp). A ferramenta de gestão da informação foi elaborada pelo Observatório de Esporte de Minas Gerais, ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
A Plataforma de Monitoramento agora passa a disponibilizar, ao todo, nove painéis para o acompanhamento dos programas e ações desenvolvidas pela Subsecretaria de Esportes (Subesp), além de dados gerais sobre a situação do esporte no Estado. Eles também fornecerão subsídios aos municípios mineiros na realização de diagnósticos locais e para universidades na elaboração de pesquisas relacionadas ao esporte.
Para a coordenadora do Observatório do Esporte, Ana Paula de Jesus, a Plataforma representa a superação de um grande desafio para a Subesp de reunir e organizar inúmeros dados sobre as ações, até então, fragmentados e torna-los acessíveis ao cidadão mineiro. “Outro ganho significativo, especialmente, a toda comunidade acadêmica de Minas Gerais é a possibilidade de baixar as bases de dados para o desenvolvimento de estudos que auxiliarão na tomada de decisões mais assertivas acerca das políticas esportivas”, explica Ana Paula.
Um dos novos painéis disponibilizado, o “Ações Subesp”, reúne as informações principais dos demais dashboards já presentes na Plataforma de Monitoramento Subesp. Além disso, ele traz dados em uma perspectiva global. Por meio desse painel, os interessados podem conferir o nível de participação de determinado município ou região em todas as ações da Subesp, inclusive, por dimensão esportiva (Educacional, Participação, Rendimento e Transversal).
O painel ainda possibilita visualizar a evolução da adesão dos municípios às ações Subesp no período de 2012 a 2020. Destaca-se que os resultados físicos e financeiros das ações, a partir de 2020, podem ter sido afetados pela pandemia. Em breve, os dados relativos a emendas parlamentares também serão disponibilizados.
O Superintendente de Programas Esportivos da Sedese, Frederico Pessoa, destaca a usabilidade da Plataforma de acesso aos dados. “Esta é uma ferramenta extremamente útil, de resposta rápida, agradável de se utilizar e de fácil compreensão”.
Outro painel inédito apresenta dados sobre beneficiários e entidades contempladas do Programa “Bolsa Atleta” entre 2013 e 2020, com exceção de 2015, ano em que não houve publicação de edital. Entre as informações apresentadas estão: valor total repassado; número de bolsas; média de idade dos contemplados; ranking de modalidades mais frequentes entre os beneficiários, e o ranking de entidades com maior representação no programa, a partir dos atletas contemplados. O painel conta, ainda, com filtros que possibilitam a análise de informações por gênero, modalidade, nível da bolsa (estadual, nacional, internacional, olímpico/paraolímpico e técnico), município e região.
Os cidadãos podem se manifestar dando opiniões e sugestões de melhoria a todos os dashboards por meio de formulário disponível na própria Plataforma.
O lançamento da Plataforma de Monitoramento da Subesp ocorreu em 17 de dezembro de 2020, em evento totalmente on-line para evitar a aglomeração de pessoas e evitar o risco de disseminação do coronavírus. Clique aqui e assista na íntegra.