Em 1941, cinco associações esportivas de Belo Horizonte se reuniram e fundaram a Federação Mineira de Vôlei, que comemorou no dia (23.04) mais um ano de existência. As associações que fundaram a FMV foram Minas Tênis Clube, Sociedade Esportiva Palestra Itália (hoje Cruzeiro Esporte Clube), Clube Atlético Mineiro, América Futebol Clube e Sporte Clube Payssandu.
Ao longo desses 73 anos, figuras ilustres e de grande importância na história do vôlei mineiro tornaram possível o desenvolvimento e ampliação do alcance da modalidade em Minas Gerais. Foram anos de rápido crescimento que resultaram na atual força do Estado no cenário nacional e internacional, culminando na incrível marca de 15 edições consecutivas de Superliga, seja no naipe feminino ou masculino, com ao menos uma equipe mineira como finalista. Destaque também para a ampla credibilidade da entidade e das equipes mineiras junto aos órgãos gestores do voleibol internacionalmente: nos últimos dois anos (2013 e 2014), Minas Gerais sediou os campeonatos sul-americano e mundial do naipe masculino.
Paixão mineira pelo vôlei
Além de grandes personalidades, dirigentes, clubes e equipes, a história da FMV é marcada pela paixão do povo mineiro pelo voleibol. Ao longo dos anos, a modalidade ganhou apelo popular em todo o país, mas foi em Minas Gerais que a paixão popular foi estampada, de vez, no voleibol. Em números, o grande marco foi alcançado nas temporadas 1994 e 1995, quando Minas Gerais conquistou dois recordes mundiais de público em jogos oficiais nos naipes feminino e masculino. Em 1994, 26.500 pessoas estiveram no Mineirinho para o confronto entre Brasil e China pelo Campeonato Mundial Feminino. No ano seguinte, 27.000 pessoas assistiram Brasil e Itália, no mesmo Mineirinho, pela Liga Mundial Masculina.
Modernização da gestão e expectativa para os próximos anos
Em 1994, já na gestão do atual presidente, Carlos Antônio Rios, a FMV deu início a um processo de modernização de sua gestão, evidenciado, à época, pela implementação de um sistema informatizado para gerenciamento de atletas, técnicos e árbitros, que deu inicio ao importante banco de dados da entidade. Desde então, este processo tem sido modernizado sistematicamente, permitindo à entidade ganhar em agilidade no desempenho de suas funções.
Para os próximos anos, a expectativa é incrementar os trabalhos já realizados, descentralizando, cada vez mais, o voleibol no Estado. Com cada vez mais atletas, equipes e árbitros no interior de Minas Gerais, por meio das Assessorias Regionais criadas pela FMV, a modalidade tem conquistado novos adeptos e torcedores. Assim, além de ampliar o domínio e título de referência nacional no vôlei indoor, a FMV trabalha para expandir o alcance do vôlei mineiro e projeta crescer também em outras frentes, como o vôlei de praia, que demonstra um crescimento exponencial nos últimos dois anos.
Parabéns a todos os envolvidos com o vôlei mineiro, que trabalham, se empenham e se divertem para expandir a modalidade em nosso Estado.
Matéria publicada no site da Federação Mineira de Vôlei.