Pele saudável o ano todo.

Publicado em 16/01/2015 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Fevereiro começou com sol a pino para a maior parte das regiões do Brasil, com os termômetros marcando recordes em diversas cidades. Em São Paulo, os primeiros dias do mês foram os mais quentes desde 1943, com máxima de 36,4°C. No Sul, Porto Alegre registrou a temperatura mais alta em 70 anos, 40,5°C. Enquanto o calor continua a aumentar, é bom estar atento aos cuidados com a pele nesses dias ensolarados.

O sol tem uma grande influência sobre a pele, produzindo tanto efeitos benéficos quanto maléficos, como câncer de pele, queimadura, rugas e envelhecimento precoce. O câncer de pele, inclusive, é uma das grandes preocupações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) devido a sua elevada incidência na população brasileira. De todos os casos registrados da doença, o de pele é o mais frequente, sendo 25% do total. Esse dado é ainda mais preocupante porque 62% dos brasileiros não usam protetor solar, segundo pesquisa da SBD.

O câncer é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Existem diversos tipos diferentes, classificados de acordo com a camada de pele afetada, e que podem ser curados com facilidade se detectados precocemente. Os sintomas podem ser pintas que mudam de cor, textura ou tamanho; ferida que não cicatriza; e mancha que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Quem tem histórico de câncer de pele na família é considerado um “paciente de alto risco” e deve cultivar hábitos diários de proteção da pele, além um acompanhamento clínico especializado. “O acompanhamento visando diagnóstico precoce é feito através de exame físico completo e, nos pacientes com múltiplas pintas, é realizado o Mapeamento Corporal Total, no qual são fotografados todos os sinais da pele do indivíduo para seguimento ao longo do tempo com novas fotos comparativas. Quando há alteração do aspecto de uma lesão, isso pode significar uma transformação maligna”, ressaltou o Dr. Duprat Neto.

Outros grupos de risco são pessoas de pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos e olhos claros. Esses tipos físicos tem maior probabilidade de desenvolver doenças cutâneas. Para ajudar a população leiga a verificar os riscos de desenvolver câncer de pele, a SBD preparou um teste online (clique aqui para fazer o teste).

OS RISCOS DO VERÃO

Algumas doenças dermatológicas são típicas do verão como as queimaduras, as reações alérgicas ao sol e a fitofotodermatose, que é uma irritação da pele manifestada por contato com agentes químicos produzidos ou eliminados por plantas ou por cosméticos e medicações de uso oral.

Para os banhistas, a recomendação é cuidar da higiene da pele, mantendo-a sempre limpa e seca após a saída da água, para evitar doenças provocadas pela umidade. Já para quem gosta de se bronzear, os cuidados são outros: “Nós recomendamos dois tipos de proteção da pele: mecânica e química. A proteção mecânica nada mais é do que vestir camiseta, usar chapéu e boné e ficar na sombra, embaixo do guarda-sol. Essa proteção é tão efetiva quanto usar o filtro solar. Já a proteção química, que é o uso do bloqueador solar, é um complemento para a proteção mecânica”, explicou o cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Câncer de Pele e Dermatologia do A.C.Camargo Cancer Center, João Duprat.

As áreas mais expostas ao sol são aquelas que devem receber maior atenção, já que tendem a desenvolver queimaduras. É fundamental proteger rosto, costas, colo e pernas. “Mas é possível surgir queimaduras em qualquer parte do corpo desprotegida como as orelhas e os pés, por exemplo”, revela a dermatologista Juliana Gumiero, formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Por isso, também se recomenda evitar exposição direta ao sol no período entre 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa.

Em dias de exposição excessiva ao sol, é bom utilizar bastante hidratante corporal e loções pós-sol para aliviar a ardência e diminuir a vermelhidão. “Após a exposição excessiva ao sol, o indicado é usar produtos compostos por substâncias calmantes, como os a base de camomila, passando várias vezes ao dia, sem deixar de usar o protetor solar”, recomenda Gumiero.

QUAL PROTETOR ESCOLHER?

protetor-divulgao_300É importante estar atento na hora de comprar o protetor solar. O fator FPS do filtro deve ser, no mínimo, de 30 e a embalagem deve especificar proteção contra raios ultravioletas UVA e UVB. O produto também não pode ser irritante, nem manchar a roupa e precisa ter certa resistência à água.
Hoje no mercado é possível encontrar protetores em diversas formas, como gel, creme, loção, spray e bastão, e existem diferenças significativas na composição de cada um. Nem todos os formatos de protetor são bons para todo tipo de pele. Pessoas com tendência a acne, por exemplo, devem optar por filtros livres de óleo ou gel creme.

“Deve-se levar em conta o tipo de pele da pessoa, pois existem produtos para peles oleosas, peles secas, sensíveis, com manchas e existem produtos com cor e com antioxidantes que previnem o envelhecimento”, comentou Gumiero. Na dúvida, melhor procurar orientação médica.

tabelinha

ATENÇÃO NA PRÁTICA DE ESPORTES

Tradicionalmente, o verão é a época em que o brasileiro mais se expõe ao sol. Mas não é só quem vai à praia ou pega uma piscina que deve se preocupar com problemas de pele. Quem pratica esportes também precisa cultivar o hábito da proteção.

Para os esportistas, a orientação médica é evitar os protetores em gel, que saem facilmente em contato com o suor. E o filtro deve ser usado todos os dias, até mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, porque a radiação UV atravessa as nuvens e pode queimar a pele.

“É necessário reaplicar o filtro a cada duas horas devido ao excesso de suor. O uso de chapéu com aba larga, roupas apropriadas de manga longa, guarda sol também completam uma boa foto proteção. Existem produtos específicos que o tecido vem com filtro solar, altamente recomendado para crianças. Além disso, existem algumas fórmulas de filtro em cápsula que potencializam o efeito dos tópicos e podem ser utilizados em caso de exposição solar interna”.

A mesma recomendação vale para os atletas profissionais. Treinando diariamente exposta ao sol, a dupla de vôlei de praia Talita Antunes e Taiana Lima tem um ritual próprio de proteção. “Nós fazemos acompanhamento com dermatologista, usamos um protetor especial para o rosto e temos produtos para vários momentos, um para usar depois do treino, um para antes de dormir, outro para a hora em que acordamos. Na hora dos treinos, nós usamos no rosto um protetor especial para o nosso tipo de pele e depois uma base para segurar o protetor, além do protetor do corpo. E precisamos ficar repassando toda hora. Nós que vivemos muito no sol, precisamos ter um cuidado extra com a pele”, conta Taiana.

“O protetor solar é fundamental, principalmente antes dos treinos e jogos. Uso viseira e óculos escuros também. Depois, tenho cuidado de passar sempre um creme hidratante. A prevenção do câncer de pele é muito importante, ainda mais porque ficamos muito expostas ao sol. Vamos sempre ao dermatologista, e qualquer coisa que eu percebo de diferente já marco uma consulta”, revelou Talita.

Matéria:  Katryn Dias – Portal Esporte Essencial.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

سایت شرط بندی بازی انفجار با ضرایب بالا بهترین سایت پیش بینی فوتبال آموزش شرط بندی فوتبال سایت شرط بندی حضرات ریچ بت گاد بت سایت نیلی افشار سایت هات بت دنیا جهانبخت در شهروند بت آدرس سایت لایو بت در شهروند بت آدرس سایت تاینی بت در شهروند بت آدرس سایت یلماست بت در شهروند بت سایت ای بی تی 90 در شهروند بت پابلو بت در شهروند بت سایت هیس بت مهراد جمح ولف بت میلاد حاتمی در شهروند بت بازی انفجار چیست در شهروند بت آموزش بازی انفجار آدرس سایت شرط بندی حضرات بت پویان مختاری سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت بازی انفجار تاینی بت هیس بت سایت شرط بندی سایت شرط بندی یلماس بت ندا یاسی سایت شرط بندی سیب بت سایت جت بت سایت abt90 ساشا سبحانی سایت شرط بندی لایو بت آموزش بازی انفجار آموزش هک بازی انفجار الگوریتم بازی انفجار بهترین سایت بازی انفجار آنلاین دانلود اپلیکیشن بازی انفجار شرط بندی ترفندهای برد بازی انفجار روبات تشخیص ضریب بازی انفجار آموزش برنده شدن در بازی انفجار آدرس سایت بت هیس بت سایت مهراد جم جت بت سایت میلاد حاتمی آدرس سایت تاینی بت آدرس سایت لایو بت داوود هزینه آدرس سایت حضرات پویان مختاری آموزش حرفه ای بازی انفجار آموزش بازی حکم در پرشین بت آموزش پیش بینی فوتبال در پرشین بت Dαѕн.Alι, [25.05.21 03:31] بهترین سایت های شرط بندی ایرانی آموزش بازی انفجار تاینی هلپ آموزش بازی انفجار سایت هیوا نیوز اخبار سلبریتی ها تاینی نیوز google bahis online bahis siteleri casino FaceBook twitter آدرس جدید سایت بت فوروارد فارسی آدرس جدید سایت سیب بت بیوگرافی دنیا جهانبخت آموزش بازی انفجار آنلاین برای بردن سایت شرط بندی حضرات پویان مختاری سایت ای بی تی 90 ساشا سبحانی سایت پیش بینی فوتبال پرشین بت آموزش قوانین بازی پوکر آنلاین شرطی خیانت پویان مختاری به نیلی افشار سایت لایو بت داوود هزینه سایت پابلو بت علیشمس سایت تاک تیک بت سایت شرط بندی حضرات بت اپلیکیشن بت فوروارد دنیا جهانبخت کیست سایت شرط بندی هات بت دنیا جهانبخت سایت گاد بت نیلی افشار سایت شرط بندی فوتبال معتبر سایت شرط بندی فوتبال معتبر Pablobet