No último dia 27/02 foi lançado em São Paulo o Rating Integra, iniciativa desenvolvida por entidades esportivas, empresas patrocinadoras e organizações da sociedade civil, com o objetivo de reconhecer boas práticas e impulsionar mudanças na relação entre patrocinadores e entidades esportivas. Trata-se de um sistema de avaliação que dará um passo importante para a modernização e o futuro do esporte no País.
Disponível para qualquer entidade esportiva de administração e prática, o Rating Integra dará mais visibilidade e auxiliará a melhoria contínua das entidades esportivas, considerando parâmetros claros e adaptados ao setor esportivo, servindo, por exemplo, como um guia para o planejamento das entidades.
Para as empresas, a iniciativa oferece uma regra única para avaliação do nível de maturidade das entidades esportivas, aumentando a segurança dos investimentos, com uma forma objetiva e alinhada com as melhores práticas de governança corporativa para avaliar as entidades.
“Estamos falando de um importante passo para a gestão transparente no esporte. O Rating Integra é um avaliador para quem possui boas práticas e pretende auxiliar a todos no aprimoramento de suas atividades. Portanto, não possui caráter punitivo, é uma iniciativa benéfica para todo o setor esportivo. Como o próprio nome diz, veio para integrar o setor”, destaca Lars Grael, diretor da Atletas pelo Brasil.
O processo do Rating Integra consiste em uma primeira fase de autoavaliação das entidades esportivas, que responderão um questionário composto por três dimensões: Governança e gestão, Controles internos, riscos e conformidade, e Transparência. As dimensões são organizadas em cinco temas, que se desdobram em 20 indicadores. Cada indicador é um conjunto de questões apresentadas em estágios de evolução, o que possibilita a definição do nível de maturidade nos quesitos avaliados. Os estágios pressupõem a evolução em cinco níveis: conformidade, iniciativas pontuais, políticas internas, aprendizagem contínua, aperfeiçoamento e liderança e influência. São ao todo 420 perguntas, entre questões “sim” ou “não” (414) e descritivas (6).
Em seguida haverá análise de um verificador independente credenciado pelo Comitê Gestor do Rating Integra. Após isso, o nome das entidades participantes é divulgado, considerando apenas aquelas que alcançarem um desempenho mínimo. “Com esses dados em mãos, as entidades esportivas poderão iniciar um processo de melhoria contínua, inclusive aquelas que não tiverem desempenho satisfatório. Assim, será possível obter mais apoio de patrocinador para mudanças”, finaliza Caio Magri, diretor presidente do Instituto Ethos.
O Comitê Gestor do Rating Integra é composto por: Atletas pelo Brasil, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Instituto Ethos, Pacto pelo Esporte e três membros independentes especialistas nas áreas jurídica, de governança e de compliance.
Fonte: Comitê Brasileiro de Clubes (adaptado)
Disponível em: https://goo.gl/iG7vLN // Acesso em: 01/03/2018