É neste cenário que a mineira de Belo Horizonte, Luana Madeira Oliveira, de 19 anos, vive neste momento. Mesmo com pouca idade, a atleta soma um Vice-campeonato Mundial Sub-17, realizado no Peru, no ano de 2015; foi considerada a melhor atleta no Campeonato Pan-americano Sub-17 disputado no México, também em 2015 e, agora, sobe novamente no pódio de outro Campeonato Mundial, no Japão.
A mineira conquistou, pela segunda vez, o segundo lugar no Arranco (79kg) e terceiro lugar no Total (169kg), ambos da categoria 48kg no Campeonato Mundial Sub-20, realizado dia 16 de junho de 2017, em Tóquio. O primeiro lugar no Arranco (82kg), no Arremesso (97kg) e, consequentemente, no Total (179kg) foi conquistado pela Tailandesa T. Sukcharoent. Assim, Luana contabiliza dois pódios em dois Campeonatos Mundiais (2015 e 2017), feito inédito e histórico no levantamento de pesos brasileiro.
Meninas de Peso
Outras atletas também se destacam no cenário internacional juvenil. Emily Figueiredo Rosa, do Rio de Janeiro, que conquistou a primeira medalha feminina para o Brasil em um Campeonato Mundial Sub-17 de Levantamento de Pesos, também em 2015, segue firme nos treinamentos. Entretanto, a atleta fluminense não participou desse Campeonato Mundial, mas é outra promessa da modalidade. Outro destaque feminino é a carioca Letícia Laurindo, medalhista Pan-americana Sub-20, no ano de 2015.
Jovens, promissoras e fortes! É o trabalho de base crescendo e se destacando internacionalmente.
Fonte: CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LEVANTAMENTO DE PESOS