Secretaria de Estado de Esportes lança Guia de orientações para a Gestão Municipal das Academias ao ar livre

Publicado em 22/08/2017 por

As Academias ao Ar Livre são equipamentos de ginástica instalados em espaços públicos, tais como praças, parques e complexos esportivos, com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população de forma gratuita.

Assim, a Secretaria de Estado de Esportes lançou um Guia de Boas Práticas para os municípios que possuem as Academias instaladas. O guia conta com a descrição dos aparelhos disponíveis e os benefícios que esses trazem ao corpo e saúde dos usuários, bem como um passo a passo de instalação, gestão e manutenção das Academias.

Reprodução: Guia de orientações para a Gestão Municipal

Os municípios que ainda não possuem Academias ao Ar Livre também podem consultar o guia para ter acesso às instruções de como solicitar os equipamentos.

No início deste mês (09), o Governador Fernando Pimentel e o Secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, oficializaram, no auditório JK, na Cidade Administrativa, a doação de 296 unidades de academias ao ar livre, que serão instaladas em 196 municípios mineiros. Ao todo, foram investidos R$ 6,3 milhões por meio de emendas parlamentares para a doação dos equipamentos e compra de kits de material esportivo.

Voltadas para utilização de pessoas com idade acima de 12 anos, preferencialmente para aqueles acima de 60 anos, as Academias ao Ar Livre proporcionam a prática de atividade física, combatendo o sedentarismo e contribuindo para a diminuição do risco de doenças.
Além disso, fomentam a ressignificação de espaços públicos para esporte e lazer, e difundem a cultura do exercício físico de forma participativa na comunidade.