Será realizado na UFMG, nos dias 12 e 13 de agosto de 2019, a primeira edição do Seminário Internacional Esportes, Mídias e Tecnologias. Com inscrições gratuitas, o evento vai reunir pesquisadores do Brasil e do exterior para discussões de temáticas como Big Data e esportes, mídias sociais e cultura audiovisual, práticas do torcer e Árbitro de vídeo (VAR).
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG através dos grupos de pesquisa R-EST – estudos de redes sociotécnicas e Coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas).
A proposta de realização da primeira edição do Seminário Internacional Esportes, Mídias e Tecnologias se constituiu a partir do reconhecimento que o fenômeno esportivo tem sido estudado a partir de perspectivas sociais ou humanas no Brasil pelo menos desde os anos 1940, com a consolidação efetiva nos anos 1990, através, por exemplo, da criação de espaços institucionalizados para reflexão e debate, como grupos de pesquisa, conferências, periódicos especializados etc. Contudo, se vemos hoje uma certa maturidade nas pesquisas sobre o fenômeno esportivo em disciplinas das ciências humanas e sociais como Antropologia, História e Sociologia, na Comunicação, especificamente, o estado das coisas é ainda bastante incipiente.
Recentemente, vimos um certo crescimento de interesse e publicações na área de Comunicação e Esporte, motivados em alguma medida pela realização recente de megaeventos esportivos como a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos de Verão no país, que impulsionaram pesquisadores de outras subáreas da Comunicação a pesquisarem esporte. Contudo, o campo é ainda dominado por uma agenda de pesquisa bastante limitada. Por exemplo, Fortes (2014) aponta que, entre 1999 e 2012, ao menos metade dos trabalhos apresentados no GP de Comunicação e Esporte do Congresso Nacional da Intercom tratavam de futebol, com forte presença de pesquisas sobre a seleção brasileira e a constituição de identidades nacionais.
Uma temática muito pouco explorada é a relação entre tecnologias (num sentido amplo) e o fenômeno esportivo. Este evento busca tanto se constituir como um novo espaço de reflexão na área da Comunicação e Esporte, quanto especificamente avançar na discussão das relações entre esportes, tecnologias e mídias em termos históricos e na contemporaneidade.
Data do evento
12 de agosto de 2019, 19h00 até 13 de agosto de 2019, 17h00
Local do evento
Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha, Belo Horizonte – Minas Gerais
Fonte: Seminário Internacional Esportes, Mídias e Tecnologias. Disponível em: doity.com.br