
O Ministério do Esporte lançou, neste mês, a campanha Setembro Verde – Contra o Capacitismo, uma mobilização nacional que busca combater preconceitos e reforçar a importância da inclusão e da acessibilidade em todos os espaços da sociedade, dentro e fora do esporte. A iniciativa do governo pretende enfrentar a discriminação e promover a conscientização coletiva.
Segundo dados do IBGE, o Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 7,3% da população com 2 anos ou mais. Apenas no primeiro semestre de 2024, foram registradas mais de 74 mil denúncias relacionadas a violações de direitos humanos contra esse público na Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos.
Durante todo o mês, o Ministério do Esporte vai promover ações educativas nas redes sociais, oficinas internas e workshops com foco na conscientização, na valorização do paradesporto e no combate a atitudes discriminatórias. Datas simbólicas como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) e o Dia Nacional do Paradesporto (22/9) terão programação especial.
A Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), responsável por promover ações paradesportivas em todo o país, disponibilizou dois materiais digitais voltados para o Setembro Verde: o Guia de Atividade Física para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o guia prático Capacitista em Desconstrução.
Clique aqui e acesse os materiais disponíveis!
A campanha também reforça que inclusão não é favor, é direito. Por isso, todos os materiais de comunicação terão recursos de acessibilidade e contarão com a participação direta de pessoas com deficiência na construção das mensagens.
Fonte: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/setembro-verde-ministerio-do-esporte-lanca-campanha-nacional-contra-o-capacitismo
O Observatório do Esporte de Minas Gerais divulga informações e oportunidades à comunidade esportiva. Os conteúdos e opiniões expressas não representam o posicionamento deste Observatório ou da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.