Voleibol brasileiro de surdos conquista medalhas nos Jogos Panamericanos

Publicado em 07/07/2016 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

(Foto: Divulgação/CBDS)

O Brasil fez bonito nos Jogos Panamericanos de Vôlei de Surdos. Em competição realizada na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, a equipe masculina faturou, na última segunda-feira (04) a medalha de ouro após vencer os donos da casa por 3 sets a 0. No torneio feminino, as brasileiras ficaram com a prata, após caírem para os EUA pelo mesmo placar.

Com as conquistas, os times irão representar o Brasil na Deaflympics — também conhecida como Surdolimpíada— que será disputada em 2017, na Turquia. Além das medalhas e do direito de disputar a Deaflympics, as seleções também venceram as premiações de melhor jogador em ambas as competições: Lucas Bonalume Vieira, no naipe masculino, e Natália Martins da Silva, entre as mulheres.

Nesta quarta-feira (6) teve início, também na cidade de Washington, o Campeonato Mundial de Voleibol para Surdos. O torneio vai até o dia 15 de julho, com 11 países entre os homens e 10 entre as mulheres.

Mineiros também brilham

Nascido em Poços de Caldas, na região Sul, o medalhista olímpico (Los Angeles – 1984) Mario Xandó foi o responsável pela coordenação da seleção feminina e também por comandar os treinamentos dos homens. Além dele, o pouso-alegrense Rafael Camargo esteve presente no elenco masculino, que faturou pela primeira vez o ouro nos Jogos.

Curiosidades

As partidas de voleibol de deficientes auditivos, assim como na modalidade olímpica, são disputadas em melhor de 5 sets, com o tie-break (último set) disputado em apenas 15 pontos. Entretanto, as mudanças estão na arbitragem: os juízes, em vez do apito, utilizam bandeiras de diferentes cores para sinalizar as marcações.

Fonte: SEESP

Com informações da Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos.

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly, PDF & Email

Comentários estão fechados

Videoteca

Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais

03/12 Impulsiona realiza live sobre atividade física no retorno às aulas presenciais