A importância do preparador físico no alto rendimento: um treino de voleibol

Publicado em 01/02/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Foto: Divulgação

O treinamento físico no esporte é uma das áreas de maior importância dentro de uma equipe esportiva, ela é o que da sustentação para execução da modalidade esportiva.

O preparador físico tem papel fundamental em qualquer esporte de alto rendimento. Cabe a esse profissional direcionar os treinamentos físicos, avaliações corporais e avaliações de desempenho, além disso, ele é o responsável por controlar os recursos utilizados que podem ser os mais variados para tirar e medir os valores fisiológicos do atleta que envolvem e mudam todo o resultado de cada modalidade.

Podemos dizer que o voleibol é um esporte aeróbio com ênfase anaeróbia alática, isso significa que apesar de ter uma duração de baixa intensidade durante a maior parte do tempo, existem momentos em que existe um pico de esforço enérgico como um salto, um deslocamento em direção na bola, um ataque.

Vale ressaltar que é uma estratégia interessante que o treinamento seja dividido por posicionamento de quadra dos atletas, as necessidades físicas de um levantador são absolutamente diferentes daquelas de um jogador de meio ou um líbero.

Dentro desses grupos ainda fica a necessidade das diferenças individuais. Alguns atletas precisarão de mais massa magra, outros da diminuição de níveis de gordura, outro de velocidade de deslocamento.

Juntando todas essas informações sobre os atletas é importante que se tenha uma grande sintonia com os outros membros da comissão técnica, e saber o estilo de trabalho do treinador para que o treino físico seja refletido em quadra e que as melhoras individuais tragam um resultado coletivo.

Fonte: Ativo.com

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

“Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020 “Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020

16/10 “Cápsula do tempo” percorre o Brasil recolhendo depoimentos visando Tóquio 2020