Etapa Regional do JIMI começa hoje em quatro cidades

Publicado em 06/09/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly
Campeões da Microrregional, pai e filho, que jogam juntos no time de Arcos, confiam na conquista de uma vaga na Etapa Estadual. (Arquivo Pessoal/Divulgação)

Campeões da Microrregional, pai e filho, que jogam juntos no time de Arcos, confiam na conquista de uma vaga na Etapa Estadual. (Arquivo Pessoal/Divulgação)

Prepare-se para acompanhar uma verdadeira maratona de jogos nos quatro cantos do Estado. Entre os dias 6 e 10 de setembro, as quatro cidades sede recebem as etapas Regionais dos Jogos do Interior de Minas (JIMI): Itabira, Montes Claros, Pitangui e São João Del Rei.

Estão previstas 436 partidas de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino, com a participação de 91 municípios. Todas as cerimônias de abertura acontecerão no dia 6 à noite (veja mais informações no fim da matéria).

Substituído em 2012 pelos Jogos de Minas, o JIMI voltou ao seu formato original neste ano para atender uma demanda da população mineira levantada durante os Fóruns Regionais de Governo. E, a opção se mostrou acertada como comprovam os números.

Além de ter recebido mais que o dobro de inscrições da edição de 2016 dos Jogos de Minas, apenas a etapa microrregional, realizada em junho, teve a participação de 6.489 atletas, o que representa um aumento de 31% no número de competidores em relação a toda a competição do ano passado, que teve 4.925. Para a Regional, a expectativa é que mais de 4 mil atletas passem pelas quadras das quatro cidades sede.

Para o secretário de Estado de Esportes, Arnaldo Gontijo, o sucesso do JIMI também beneficia outros setores além do esporte. “As pessoas querem praticar esportes e quanto menos barreiras tiverem para isso, melhor. Este retorno do formato original do JIMI, em que a prioridade é o esporte de participação, é uma grande prova disso. Além disso, esse aumento não beneficia apenas a esfera esportiva. Com um número maior de municípios e consequentemente de atletas participando do JIMI, a competição também potencializa economia e o turismo nos locais de competição”, afirma.

Veja como ficaram as tabelas da etapa Regional clicando aqui.

Uma vida dedicada ao JIMI
O retorno ao formato original do JIMI também mexeu com o sentimento de quem participa da competição. Atual Secretário de Esportes de Itajubá, Júnior Fraga Bastos pode dizer que dedicou mais da metade de sua vida a competição da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). Tudo começou em 1989, quando ele participou pela primeira vez da competição, na época como atleta. De lá pra cá ele, se tornou técnico, passou pelo cargo de representante Municipal, antes de chegar ao posto de secretário.

“Independentemente do cargo, todos eles tem algo em comum que é o esporte. Seja como atleta, técnico, representante ou secretário, estar diretamente ligado ao esporte é o combustível que alimenta meu corpo e mente. Por isso, vivo cada momento do JIMI como se fosse o último e não vejo a hora de participar de mais uma etapa, que será minha primeira como secretário”, conta Júnior.

Mesmo com tantas participações, ele afirma que ainda fica nervoso antes de cada competição. “Por mais envolvido que eu esteja ajudando na logística da delegação de Itajubá, eu ainda fico muito nervoso antes das competições do JIMI. Acho que é porque quero que tudo dê certo e me cobro ao extremo para isso, mas, se eu não me acostumei até hoje, acho que não irei me acostumar nunca”, se diverte.

A delegação de Itajubá irá disputar três competições: Futsal masculino e feminino, além do Basquete Masculino. E, para Júnior o objetivo é avançar para a Etapa Estadual em todas as modalidades. “Vamos com totais condições de fazer bonito nessas três modalidades, mas assim como nós nos preparamos da melhor forma possível, os outros também devem ter se preparado. Então, é esperar a competição terminar e torcer para que estejamos entre os classificados para a etapa Estadual”, conclui.

Pai e filho no mesmo time
Além das lembranças, o esporte também proporciona momentos mágicos que algumas vezes chegam a ser inimagináveis. Quem for acompanhar a Regional Triângulo-Noroeste/Sudoeste-Oeste, que acontecerá na cidade de Pitangui, poderá ver uma dessas histórias, já que no time de futsal masculino de Arcos, pai e filho estarão juntos em quadra.

Campeões da Microrregional Sudoeste-Oeste, que também foi realizada em Pitangui, Antônio Luiz e Jean Carlo Brandão, não veem a hora de voltar a disputar uma competição juntos. “Só o fato de competir do lado do meu filho já é algo mágico. Nosso segredo é que, além do entrosamento que temos, nos cobramos muito, uma vez que como pai e filho sabemos qual é o limite de cada um”, conta Antônio que aos 49 anos joga como pivô, enquanto Jean Carlo, com 21, atua como fixo.

Mesmo com tamanha diferença de idade, Jean Carlo diz que em quadra o pai faz bonito. “Além de filho e companheiro, sou fã do meu pai como jogador. Ele é muito bom, de verdade. O pessoal até brinca que ele é meu irmão pelo tanto que ele joga. Ele tem quase 50 anos, mas na quadra parece ter, no máximo, 25”.

Com o objetivo de conquistar o título Estadual, os dois sabem que terão uma competição complicada pela frente, onde terão como adversários os times de Pitangui, Formiga, Arinos, Campos Altos, Nova Serrana e Sacramento. “Sabemos que será complicado, mas confiamos na nossa equipe, além disso, todo esse entrosamento com meu filho, me faz acreditar ainda mais no título”, conclui Antônio.

Próxima etapa + inscrições
As Regionais irão definir os classificados para a Estadual, que será realizada entre 11 e 15 de outubro, na cidade de Lavras, no Território Sul. Garantem vaga apenas as duas primeiras colocadas, menos na Regional Sul–Vertentes–Mata, onde Lavras irá competir e por ser a sede da última fase já possui presença garantida.

Além das disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino, na etapa Estadual, também acontecem as competições individuais e PCD’s: atletismo (paralímpico e convencional), natação (paralímpica e convencional), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.

Mas, os interessados em participar precisam correr, uma vez que as inscrições para os individuais e PCD’s termina no próximo dia 15.

Cerimônias de abertura das Regionais:
Itabira (Metropolitana–Caparaó–Vale do Aço–Rio Doce)
Data: 06/09
Horário: 19h45
Local: Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino
Endereço: Rua Irmãos D’Caux, s/nº – Centro

Montes Claros (Jequitinhonha–Mucuri–Norte–Central)
Data: 06/09
Horário: 20h
Local: Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves
Endereço: Avenida Lago de Três Marias, s/nº – Bairro Monte Carmelo

Pitangui (Triângulo–Noroeste–Sudoeste–Oeste)
Data: 06/09
Horário: 19h
Local: Ginásio Poliesportivo da Praça de Esportes
Endereço: Rua Francisco Borja, s/nº – Bairro São Francisco

São João Del Rei (Sul–Vertentes–Mata)
Data: 06/09
Horário: 19h
Local: Salão Sport Center
Endereço: Rua André Luis Veloso, 11 – Bairro Jardim Central

Fonte: Ascom Secretaria de Estado de Esportes 

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados