JEMG 2019: Começam as disputas da maior competição escolar do país

Publicado em 17/04/2019 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Estudantes-atletas dão o pontapé inicial na próxima segunda-feira (22/4) aos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), na etapa microrregional da competição, que será realizada em 50 cidades mineiras. Neste ano, houve recorde de inscritos na disputa, com a adesão de 839 cidades, superando as 835 registradas no ano passado. Os jogos se consolidam a cada ano como o maior evento esportivo-social do país.

Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado, os jogos são promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução das competições é feita pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).
A competição acontece em três etapas. A microrregional, que tem início na próxima segunda-feira, é realizada em municípios das áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) da SEE e tem duração média de seis semanas. Nela, estão incluídos o basquetebol, futsal, handebol, vôlei e o xadrez.

Nessa primeira semana da etapa microrregional, as disputas acontecem nos municípios de Araporã (SRE Uberlândia), Capinópolis (SRE Ituiutaba), Extrema (SRE Pouso Alegre), Fervedouro (SRE Carangola), Itaipé (SRE Teófilo Otoni), Oliveira (SRE Divinópolis), São Geraldo (SRE Ubá), Três Marias (SRE Curvelo).

Os campeões em cada uma dessas modalidades microrregional e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, que será realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, região Central e no Norte do Estado. Esta etapa, será realizada em junho.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual, que no ano passado foi realizada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e vôlei de praia, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais buscam fomentar a prática do esporte para fins educativos, contribuir para o desenvolvimento integral do estudante como ser social, democrático e participante; estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares, bem como indicar o representante do Estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Ao longo das últimas edições, o Jemg revelou atletas de destaque nos cenários esportivos nacional e internacional. Entre eles estão a saltadora Núbia Soares, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e o armador Raulzinho, do basquete, que participou dos Jogos Londres 2012, do Rio 2016 e da disputa da NBA.

etapa microrregional

Fonte: SEDESE. Disponível em: https://bit.ly/2DrPqws

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

IV SIGPE | Mesa: Gestão de entidades de administração do esporte de alto rendimento no Brasil IV SIGPE | Mesa: Gestão de entidades de administração do esporte de alto rendimento no Brasil

29/05 IV SIGPE | Mesa: Gestão de entidades de administração do esporte de alto rendimento no Brasil