Delegações mineiras encerram participação nas Paralimpíadas e Jogos Escolares com 56 medalhas

Publicado em 27/11/2017 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O último fim de semana foi de muitas conquistas para o esporte escolar mineiro. As delegações mineiras encerraram os Jogos Escolares da Juventude e as Paralimpíadas Escolares com um grande número de medalhas.

Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), foi palco da 11ª edição das Paralimpíadas Escolares.

A delegação de Minas Gerais, composta por 63 paratletas de 15 municípios, encerrou sua participação com 56 medalhas conquistadas – 18 de ouro, 24 de prata e 14 de bronze –, superando o número alcançado em 2016, 54.

A equipe de Minas Gerais foi campeã geral do tênis de mesa nas Paralimpíadas Escolares. Foto: Renata Silva/SEESP

A equipe de Minas Gerais foi campeã geral do tênis de mesa nas Paralimpíadas Escolares. Foto: Renata Silva/SEESP

Entre os destaques estão o atletismo, que teve mineiros no pódio em 36 oportunidades, e o tênis de mesa, modalidade na qual o time de Minas Gerais sagrou-se campeão geral após faturar sete medalhas – quatro de ouro e três de prata.

O estado obteve ainda 11 medalhas na natação. A nadadora Isabel Ferreira, da AACD de Poços de Caldas, celebrou o bom resultado. Ela conquistou dois ouros e duas pratas em 2017. No ano passado, ela deixou a competição com uma medalha de bronze.

 Já os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) terminaram no último sábado (25), em Brasília (DF), e assim como aconteceu nas disputas individuais, Minas Gerais brilhou também nas coletivas, conquistando mais 6 medalhas. Com isso, no somatório, o Estado subiu 28 vezes no pódio, melhorando muito o desempenho em relação ao ano passado, quando os mineiros tiveram 18 conquistas ao todo.

Um dos quatro títulos conquistado por Minas nas disputas coletivas do JEJ, veio no handebol feminino, com a Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, do município de Muzambinho. (Foto:Marcus Ciccarini/FEEMG)

Um dos quatro títulos conquistado por Minas nas disputas coletivas do JEJ, veio no handebol feminino, com a Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, do município de Muzambinho. (Foto:Marcus Ciccarini/FEEMG)

Outro feito alcançado pela delegação mineira neste ano que merece destaque é o fato de ter melhorado sua ecleticidade esportiva, ao conquistar medalha em 12 das 14 modalidades em disputa. Nessa edição do JEJ, os alunos-atletas mineiros trouxeram medalhas no atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol feminino, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. Apenas no badminton e luta olímpica, o Estado não subiu no pódio. Veja no final da matéria a relação com todos os medalhistas.

A delegação de Minas Gerais que disputou o módulo II do JEJ foi formada por 163 estudantes-atletas de 15 a 17 anos, de 70 escolas, de 33 municípios diferentes. Destaque para Eduarda Braga de Carvalho, de apenas 15 anos, do Instituto Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, que conquistou cinco medalhas de ouro na ginástica artística, nos três aparelhos (arco, bola e maças), no individual geral e na disputa por equipes.

Tido como o maior celeiro nacional de atletas olímpicos, a competição revela, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Da delegação composta por 465 esportistas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já participaram dos Jogos Escolares da Juventude, entre eles os mineiros Núbia Soares, do atletismo, e Raul Neto, do basquete.

 Fonte: Asscom Secretaria de Estado de Esportes  – Disponível em <https://goo.gl/xdb9CE> e <https://goo.gl/BH22vc> , acesso em 27 de novembro de 2017

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

Movimente-se! Desafio 3: Mini Golfe Movimente-se! Desafio 3: Mini Golfe

15/01 Movimente-se! Desafio 3: Mini Golfe