OPORTUNIDADE – Inscrições abertas II Concurso de Artigos Científicos Esportivos

Publicado em 05/06/2018 por

A primeira edição do Concurso aconteceu em setembro do ano passado

A Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados (CESPO) abriu as inscrições para o II Concurso de Artigos Científicos. A  oportunidade visa estimular a pesquisa acadêmica sobre temas do esporte nacional, através da identificação de trabalhos de qualidade que visem o fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional. Os interessados têm até o dia 27 de julho para inscrever os artigos.

A organização do concurso fica a cargo da Comissão de Esportes. O órgão foi criado em 2014 para tratar e examinar assuntos relacionados ao Sistema Desportivo Nacional e a sua organização. A CESPO atua através de reuniões semanais onde propostas e temas que tratam do cenário esportivo brasileiro são discutidos.

Os artigos devem ter caráter inédito e ser baseados, preferencialmente, em trabalhos de conclusão de curso nas modalidades monografia (graduação – bacharelado ou licenciatura – e especialização), dissertação (mestrado acadêmico ou profissional) e tese (doutorado). Os candidatos deverão apresentar apenas um artigo sobre um dos três temas propostos: Esporte Educacional e Inclusão Social, Esporte de Rendimento e Políticas do Esporte.

A escolha dos trabalhos será feita por uma comissão julgadora constituída especialmente para esse fim, composta pelo secretário e um servidor da Comissão do Esporte, além de três acadêmicos indicados pelo colegiado com expertise relacionada aos temas propostos.

O resultado será publicado em novembro e estará disponível na página da Comissão do Esporte. A solenidade de premiação ocorrerá em Brasília (DF), no dia 6 de novembro. Os autores dos artigos premiados receberão diárias e passagens para participar da cerimônia, inclusive aqueles com menção honrosa, desde que residentes fora do Distrito Federal ou do entorno.

O primeiro concurso aconteceu no ano passado e recebeu diversos artigos que tratavam dos seguintes temas: Esporte e Educação, Esporte e Saúde e Esporte de Alto Rendimento. A premiação aconteceu no dia 5 de dezembro no plenário da câmara, onde 9 autores foram premiados de acordo com a colocação dos seus trabalhos. Os artigos premiados você encontra neste link. Confira a cerimônia de premiação neste vídeo.

Para mais informações e dúvidas, é possível consultar a página da comissão, entrar em contato pelo telefone 3216-6352 ou pelo e-mail concurso.cespo@camara.leg.br.

Secretaria de Estado de Esportes (adaptada)

Conheça o aplicativo Empurrando Juntos Conheça o aplicativo Empurrando Juntos

14/06 Conheça o aplicativo Empurrando Juntos