Os riscos do uso de suplementos alimentares

Publicado em 18/01/2013 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Em decorrência do desgaste físico dos atletas é indispensável uma alimentação balanceada para repor os nutrientes. Umas das formas de complementar a alimentação é o consumo de suplementos alimentares. Tratam-se de substâncias que complementam a ingestão de alimentos em calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.

O uso dos suplementos deve ser indicado por um nutricionista, mas nem sempre isso acontece. Atualmente o consumo dessas substâncias é uma febre no Brasil. Muitos praticantes de atividades físicas costumam consumir suplementos de forma indiscriminada, em quantidade superior à necessária ao seu gasto calórico e tipo físico.

Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular, “o gasto calórico dos atletas é muito alto, e somente a alimentação não é suficiente para repor a necessidade calórica e nutricional. Porém, é fundamental ter a prescrição de um médico para o uso desse tipo de substância”. O uso incorreto dessas substâncias pode prejudicar o funcionamento do metabolismo do atleta, comprometendo órgãos como rim e fígado, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar a morte.

Segundo a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, alguns suplementos contem ingredientes que não são seguros para o consumo e que não podem ser utilizados sem acompanhamento médico, entre eles: Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black. Muitos desses produtos não estão regularizados junto á ANVISA e são comercializados irregularmente no país.

A ANVISA recomenda a quem tem a intenção de usar suplementos alimentares que  solicite auxílio de seu nutricionista ou médico para a identificação de produtos seguros e regularizados junto à Anvisa e desconfie se o produto for “bom demais para ser verdade”, pois ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável.

O Programa Esporte Espetacular da Rede Globo fez uma reportagem bem interessante sobre os riscos de se consumir suplementos alimentares excessivamente, veja:

 Fontes: http://www.medalhabrasil.com.br/especiais/suplementos-para-cada-atividade-fisica
http://www.blog.saude.gov.br/anvisa-alerta-para-risco-de-consumo-de-suplemento-alimentar/
Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Deixe um comentário

Você deve estar logado para postar um comentário.

Videoteca

IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas

25/06 IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas