Piraporense é destaque no bicicross pelo Brasil

Publicado em 11/05/2018 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O piraporense Francisco Souza Soares Júnior vem se tornando um dos principais destaques no bicicross no país. Campeão da 1ª etapa do Campeonato Mineiro, realizada pela Federação Mineira de Bicicross (FMBX) na cidade de Manhuaçu no dia 01 de abril deste ano, o ciclista piraporense vem colecionando conquistas importantes e representando de forma brilhante a cidade, na modalidade esportiva.

Francisco no topo do pódio Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pirapora

Francisco no topo do pódio
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pirapora

Além da conquista estadual na categoria Cruiser (30 a 34 anos) Júnior, como é mais conhecido em Pirapora, sagrou-se vice-campeão da primeira etapa da Copa do Brasil de bicicross, organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em Betim, nos dias 14 e 15 de abril.

Por fim, no último final de semana (05 e 06 de maio) o piraporense mais uma vez esteve no lugar mais alto do pódio. Desta feita, ele repetiu a dose e foi o campeão da segunda etapa do Campeonato Mineiro, na cidade de Varginha.

Apoio da Prefeitura

De acordo com o ciclista, o próximo objetivo é disputar o GP de BMX em Curvelo, no início do mês junho e a terceira etapa do Campeonato Mineiro em Patos de Minas, na segunda quinzena do mesmo mês. Para isso, a Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura (SEJUC) já garantiu para Júnior o transporte para estas localidades, assim como foi nas últimas competições.

“É de fundamental importância este apoio da Prefeitura. O transporte já me motiva muito a participar e representar a nossa cidade que ainda é lembrada em todos os cantos do Brasil, onde participo de competições. Quando vou me apresentar, os participantes de outras cidades lembram que Pirapora foi o maior palco do bicicross nacional e que nunca houve um público como o daqui”. Contou Júnior.

Se mantiver o ótimo desempenho nas últimas quatro etapas do Campeonato Mineiro, Júnior terá grandes chances de conquistar o título estadual da categoria, pela primeira vez. Até aqui, ele acumula 80 pontos, em 80 possíveis. Em cada etapa, os ciclistas somam 40 pontos ao ficar com o primeiro lugar, 35 com a segunda posição e 25 em caso de terceira colocação.

Conquistas que não são novidades

Apesar de estar disputando na categoria Cruiser, o ciclista piraporense também tem conquistas importantes em outra categoria. Em 2017, ele terminou o ano no primeiro lugar no ranking da categoria MTB, depois de sagrar-se campeão mineiro e brasileiro desta categoria, a qual, para o próprio é mais difícil. “No MTB, o aro é maior que na Cruiser. Por causa disso, a bicicleta fica maior, mais pesada e mais difícil para controlar as manobras”. Revelou.

Júnior ainda relatou que, mesmo sem conseguir treinar para aprimorar a parte técnica, ele mantém uma rotina de treinos físicos e executa manobras em rampas na própria cidade. Com o apoio da secretaria de esportes, ele tem procurado chegar alguns dias antes da prova, nas localidades das competições, para conhecer a pista e se familiarizar com o ambiente.

Prefeitura de Pirapora

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

#EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte

09/04 #EsporteSemAssédio – Conheça campanha do Ministério do Esporte