Programa oferece aos municípios capacitação e kits de materiais esportivos para público idoso

Publicado em 11/11/2019 por

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

O Ministério da Cidadania, lançou recentemente programa Vida Saudável na modalidade Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Essa é uma iniciativa que vai oferecer aos municípios capacitação profissional e kits de materiais para atividades físicas, culturais e de lazer para a população idosa. Esses kits contam com itens como tapetes fitness, cordas de ginástica, caixa de som e jogos, entre outros.

Este programa reúne dois projetos do Ministério da Cidadania. O Vida Saudável, da Secretaria Especial do Esporte, e a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. A expectativa é de que os benefícios da parceria cheguem a 460 municípios.

Para aderir ao programa, as prefeituras devem indicar o número de núcleos que pretendem implantar, o setor que ficará responsável pela coordenação do programa e disponibilizar profissionais de educação física para o desenvolvimento das atividades. Os municípios devem garantir que o programa seja ofertado à população por pelo menos 14 meses.

Para consolidar a adesão, o município deve baixar no Sistema Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Sisbapi) o Termo de Manifestação de Interesse. O documento deve ser preenchido e assinado pelo prefeito e enviado de volta ao Sisbapi. As inscrições estão abertas até 2 de dezembro. O endereço para as adesões é https://aplicacoes.mds.gov.br/sisbapi/.

Saiba mais

A Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa é um conjunto de iniciativas que têm por objetivo melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos e evitar seu isolamento. Por meio da Estratégia, o governo federal incentiva as cidades a promoverem ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, principalmente das pessoas mais vulneráveis.

A Estratégia divide-se em etapas, que vão desde a adesão do municípios, criação de conselhos, realização de diagnósticos, até a elaboração de planos municipais e de legislação que apoiem a execução de ações voltadas para um envelhecimento saudável da população local.

Mais informações sobre o programa em: http://mds.gov.br/assuntos/brasil-amigo-da-pessoa-idosa

Fonte: Ascom – Ministério da Cidadania

Imprimir Envie para um amigo por email
Print Friendly

Comentários estão fechados

Videoteca

IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas

25/06 IV SIGPE | Conferência: Temas emergentes que impactam na gestão das entidades esportivas