Delegações universitárias dos 146 países lutarão por 272 medalhas de ouro na segunda competição poliesportiva mais importante do mundo.
A 28ª Universidade de verão 2015, que iniciou-se no dia 3 e termina dia 14 de julho, na cidade de Gwangju, na Coréia do Sul, é o segundo maior evento poliesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Esta é a segunda vez que o país sul-coreano sedia o evento, em 2003, Daegu foi o palco da 22ª Universiade. Cerca de 10.000 atletas de aproximadamente 170 países participam da competição que acontece a cada dois anos.
A Universiade é organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), entidade responsável pelas competições universitárias oficiais ao redor do mundo. A importância da Universiade é sempre valorizada por ser uma competição que antecipa muitos dos medalhistas olímpicos. Uma pesquisa realizada pela FISU, 48% dos medalhistas em Olimpíadas também já conquistaram medalhas em Universiades.
Para a edição da Coreia do Sul 21 modalidades estão sendo disputadas: 13 oficiais (Futebol, Voleibol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação, Judô, Tênis, Tênis de mesa, Esgrima, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Atletismo e Basquete) e 7 opcionais, escolhidas por cada cidade-sede (Arco e Flecha, Badminton, Baseball, Golf, Remo, Tiro ao alvo, Taekwondo e Handebol).
O Brasil mantém sua participação histórica no evento, levando mais uma vez uma delegação com os melhores atletas universitários do país. Na última edição realizada em Kazan, Rússia 2013, tivemos a seleção verde e amarela recorde com 201 atletas. Foram 11 medalhas conquistadas: Ouro (bicampeão) com Arthur Zanetti nas argolas (G.A), Rochelle Nunes e Ketleyn Quadros no Judô e Ronald Julião no lançamento de disco (Atletismo); Prata com a Seleção Feminina de Vôlei, Rochele Nunes no judô e Anderson Henriques nos 400m rasos (Atletismo); Bronze com a Equipe Masculina de Judô, Seleção Feminina de Futebol, Rafael Buzacarini e David Silva no judô.
A Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU realizou a formação da Delegação Brasileira para Gwangju 2015. A delegação brasileira é formada por 203 atletas, que estão participando das disputas de 19 modalidades.
Na cerimônia de abertura, resgatou-se a cultura local, com características de Gwangju, que significa em coreano uma “cidade cheia de luz”, a torcida foi animada com sons que combinavam músicas tradicionais e eletrônicas modernas e imagens que simbolizavam as raízes do país. Encarregada de ser a porta-bandeira da seleção verde e amarela no evento, a jogadora de futebol de campo, Kemily Matias, se emocionou com o oportunidade:
“É uma honra ter o privilégio de vir à Universíade, representar o Brasil e ainda mais ser a porta-bandeira. É muito bom estar aqui, é a lua de mel do futebol. Fico muito feliz de ter esta experiência, poder viajar para outros países e conhecer outras culturas”.
Confira os resultados do Brasil na competição até o dia 07/07:
(03/07)
1º Dia de disputas: Brasil 3 x 1 Colômbia.
(05/07)
Basquete Masculino: Brasil 72 x 81 EUA
Basquete Feminino : Brasil 81 x 86Taipei
Futebol Masculino: Brasil 0 X 1 Japão
Tenis Masculino Duplas: Maynard/Pinheiro (BRA) 0 x 2 Rapp/Redlick (EUA)
Tenis Masculino Simples: Victor Maynard (BRA) 0 x 2 Martin Redlick (EUA)
Vôlei Feminino: Brasil 2 x 3 Japão
Pólo Aquático Masculino: Brasil 10 x 14 França
(06/07)
Basquete Feminino: Brasil 40 x 85 Austrália
Futebol Feminino: Brasil 3 x 0 China
Vôlei Masculino: Brasil 2 x 3 Japão
Vôlei Feminino: Brasil 3 x 0 EUA
Handebol Feminino: Brasil 27 x 17 China
Handebol Masculino: Brasil 28 x 31 Suiça
(07/07)
Resultados desta terça-feira em Gwangju:
Basquete Masculino: Brasil 100 x 57 Suiça
Basquete Feminino: Brasil 93 x 59 Uganda
Futebol Masculino: Brasil 5 x 2 Irã
Handeboll Masculino: Brasil 32 x 28 Japão
Handeboll Feminino: Brasil 33 x 11 Uruguai
Vôlei Masculino: Brasil 2 x 3 Chile
Matéria adaptada: http://www.ndonline.com.br e http://site.cbdu.org.br/