No último domingo dia 19/05/2013, durante o Segundo Desafio de Atletismo, no Centro de Treinamento Esportivo (CTE), a atleta mineira Nubia Aparecida Soares, da equipe de Atletismo da Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, conseguiu índice para o Troféu Brasil de Atletismo. Ela bateu, pela quarta vez, o recorde mineiro de salto triplo, com a marca de 12,12 metros. Nubia tem 16 anos e vem conquistando resultados expressivos na modalidade, com vitórias em níveis nacionais e internacionais, como a medalha de prata no Festival Internacional, realizado na Austrália.
A atleta faz parte do Programa “Oficina de Esportes” que tem como parceiros as empresas Laticínios Verde Campo LTDA e o Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais- SILEMG.
O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, e o secretário-adjunto, Rogério Romero, acompanharam de perto as provas, que reuniram mais de 200 atletas, representando os municípios de Belo Horizonte, Itaúna, Japaraíba, Lagoa da Prata, Lavras, Mariana e Uberlândia.
“O atletismo é um dos esportes mais praticados em nosso Estado e, por isso, é uma satisfação oferecer este espaço, de altíssima qualidade aos nossos atletas. Aqui, eles têm a oportunidade de otimizar resultados e vislumbrar conquistas. E foi isso que vimos aqui. Atletas batendo recordes e se classificando para importantes torneios”, disse o secretário Eros Biondini.
Provas
A competição contou com torneios de pista de corridas rasas em 75, 100, 200, 250, 400, 1,5 mil e 5 mil metros, além de revezamento 4×100. Também tiveram disputas de campo, como salto em distância, triplo, arremesso de peso, lançamento de dardo e disco. Já na categoria mirim, foi realizado arremesso de peso e lançamento de pelota (400 gramas). Elas foram realizadas em uma única etapa, para ambos os sexos, nas categorias mirim (1998, 1999 e 2000), menor (1996 e 1997), juvenil (1994 e 1995) e adulto (até 1993).
Segundo o professor Mauro, do Clã Delfos Minas Olímpica, a segunda edição da competição foi bem mais proveitosa que a primeira, já que contou com mais participantes e obteve quatro índices para competições nacionais.
Fonte: esportes.mg.gov.br.