
Camponesa/Minas vence o Sesc-RJ e é tricampeão sul-americano (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)
O Camponesa/Minas é tricampeão do Sul-Americano de Clubes Femininos e garantiu vaga no Mundial de Clubes deste ano. A equipe mineira venceu o Sesc RJ por 3 sets a 2 (25/23, 22/25, 25/23, 15/25 e 15/9) no último sábado (24), na Arena Minas.
No primeiro set, o Sesc RJ começou com vantagem, mas as mineiras tiveram paciência e viraram nos momentos decisivos para fazer 1 a 0 (25 a 23). Já na parcial seguinte, as donas da casa começaram melhor e chegaram a abrir 14/9. Em uma grande reação, as cariocas empataram a partida. (22 a 25). A partida seguiu com muitas alternâncias, mas as mineiras tiveram mais eficiência e souberam aproveitar a instabilidade das adversárias. Com um ataque para fora de Gabi, veio o 2 a 1 (25 a 23).
A quarta parcial começou com as mineiras errando mais. Assim, o Sesc RJ aproveitou para abrir vantagem (2 a 5). A pesar de promover diversas mudanças, inclusive com Hooker no lugar de Rosamaria, não adiantou. O time do Rio levou o confronto para o set decisivo (15 a 25),
O Camponesa/Minas iniciou o tie-break abrindo 3 a 1, obrigando o técnico Bernardinho a pedir tempo. Com Newcombe decisiva, veio um novo pedido de tempo das cariocas (7 a 3). Sem deixar as cariocas encostarem, o título veio com a norte-americana, que chegou ao clube no início de janeiro (15 a 9).

Camponesa/Minas dominou a seleção do campeonato (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)
A capitã do Minas, Carol Gattaz foi eleita a melhor jogadora do campeonato (MVP), por ter sido o nome da partida e uma das responsáveis pelo título.
Além disso, a seleção do campeonato foi dominada pelas jogadoras da Camponesa/Minas. As melhores ponteiras foram a minastenista Rosamaria e Drussyla, do Sesc-RJ. Juciely e Mayhara, também da equipe carioca, levaram o prêmio de melhores centrais. Macris foi a melhor levantadora, enquanto Léia, a melhor líbero. A oposta do campeonato foi Holly, do Regatas Lima, do Peru.
Mundial de Clubes 2018
O Campeonato Mundial de Voleibol Feminino de 2018 será disputado no segundo semestre na China e reunirá 24 países na disputa do título. O Camponesa/Minas tentará ser campeão do mundo 26 anos após sua última participação no torneio, em 1992.
Fonte: Minas Tênis Clube e Olimpíada Todo Dia [Adaptado] Disponível em: https://goo.gl/7TWD1N e https://goo.gl/7rYJRo. Acesso em 26 de fevereiro de 2018