O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, nesta terça-feira (9), o novo edital sobre o processo de candidatura para as cidades que possuem interesse em sediar os Jogos da Juventude 2027.
Os Jogos da Juventude são considerados o principal evento poliesportivo para jovens de até 17 anos do Brasil, e, com base no edital, tanto Prefeituras Municipais quanto Unidades da Federação (estados) podem se candidatar a organizar as edições.
Sobre os critérios do processo seletivo, essa etapa é dividida em três fases eliminatórias. Em um primeiro momento, ocorre a análise de documentos iniciais e do questionário respondido. Em seguida, o COB avalia a capacidade da cidade para receber o evento, considerando infraestrutura esportiva, a qualidade da rede hoteleira, a malha aérea e o centro de convenções.
Na segunda fase, as cidades restantes realizam uma apresentação na sede do Comitê. Durante esse processo, é obrigatório apresentar fotos e vídeos das mais importantes instalações esportivas e não esportivas, organogramas do Comitê Organizador Local e organogramas de atendimento ao Caderno de Encargos com prazos de contratação.
Por fim, é realizada uma visita técnica pela comissão do COB – responsável por executar vistorias presenciais – para que ocorra a validação das instalações que sediarão os Jogos da Juventude 2027.
De acordo com o edital, as cidades interessadas terão até o dia 20 de julho, deste ano, para enviar a proposta com todos os documentos exigidos. Na sequência, o COB publicará uma relação das classificadas nesta primeira fase, no dia 30 de julho. Já as apresentações da segunda fase estão programadas para 10 de agosto.
Apesar da programação dos Jogos da Juventude do ano que vem já estar pronta, a edição deste ano ainda está para ocorrer. Em 2026, o evento será realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, de 19 de outubro a 3 de novembro.
A expectativa para os jogos deste ano é alta já que, no último evento, em 2025, Brasília foi a sede da maior edição da competição até agora. Ao todo quase 5 mil atletas, entre 14 e 17 anos, das 27 unidades da federação competiram em 20 modalidades na capital federal, tais quais atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e outros.
Após a conclusão da avaliação das cidades candidatas, o Comitê Olímpico do Brasil deverá anunciar a sede dos Jogos da Juventude 2027. Nos jogos deste ano, o anúncio oficial foi realizado durante o Prêmio Brasil Olímpico, em dezembro de 2025, e para os jogos do ano que vem, o local selecionado será revelado até o final de 2026.
Para visualizar o edital e conferir todos os detalhes, acesse: Edital de Candidatura Para Sediar os Jogos da Juventude 2027
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil (adaptado). Acesso em: 12/06/2026.








