O mercado de Academias de Ginástica/Fitness cresce aceleradamente em todo o Brasil, sendo o quarto mercado mundial neste setor, ultrapassado apenas pelos EE.UU., Reino Unido e Alemanha. (Fitness Brasil). No Brasil, há um número estimado de 20 mil academias que sustentam 140 mil empregos diretos e agregam 3,4 milhões de usuários – aproximadamente 2% da população brasileira. (Atlas do Esporte no Brasil). Este crescimento provocou o aumento da concorrência e, conseqüentemente, a necessidade de investimento na área de gestão destas empresas. A Gestão do Conhecimento – ferramenta com a qual as empresas geram, difundem e alavancam seus ativos intelectuais – vem sendo difundida no meio acadêmico nas áreas de Administração e Marketing na última década sendo considerada, segundo autores como Drucker, Nonaka, Davenport e Toffler, o modelo de gestão do Século XXI. Nestas condições, a presente investigação tem o objetivo de apresentar conceitos, ferramentas e práticas deste modelo de gestão no ambiente corporativo, com o intuito de utilizá-los como estratégia para o gerenciamento de Academias. O método utilizado para o estudo foi a meta-análise de artigos científicos publicados nos principais periódicos da área de gestão e negócios, assim como em livros das áreas de Administração e Marketing.
Este procedimento indicou que a Gestão do Conhecimento vem sendo utilizada pelas organizações contemporâneas como uma vantagem competitiva. Mas, para que este modelo de Gestão tenha o resultado planejado/desejado, os estudos alertam que o aprendizado deve ser gerenciado de maneira fluída e estimulado em todos os níveis das organizações com participação de toda a equipe profissional. Nesse contexto, conclui-se que a Gestão do Conhecimento pode ser a principal fonte de competitividade no mercado de Academias/Fitness do Brasil, sendo necessário para isso a ingerência de profissionais qualificados e com conhecimentos neste campo de estudo. Assim, sugere-se que as academias de sucesso serão aquelas que, de forma consistente, criarem novos conhecimentos, os disseminarem profusamente por toda a organização e rapidamente os incorporarem em novas práticas e serviços.