A GESTÃO DO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO DO MINAS TÊNIS CLUBE: Fundamentada na Integração das Ciências do Esporte

Publicado em 03/10/2013 por

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Por: Izabel Cristina Provenza de Miranda Rohlfs, Ronaldo Gomes Faria, Adriano Carlos Baía, Sergio Luis Falci de Carvalho e Gabriela Gomes Pavan Gonçalves

Minas Tênis Clube

O Minas Tênis Clube (MTC) é uma associação civil sem fins econômicos, fundada em 15 de novembro de 1935, que tem por finalidade proporcionar aos seus sócios, titulares e dependentes, esporte, lazer, educação e entretenimentos físicos, cívicos e artísticos/culturais.

O Clube possui 471 mil m² de área, somando-se as quatro Unidades, 75 mil associados, sendo 24 mil quotistas, que equivalem à população do 49º município de Minas Gerais. A sua arrecadação se equipara ao 29º Município de Minas Gerais (Secretaria do Estado da Fazenda de MG, IBGE, 2012).

Nos últimos anos, o MTC adotou o modelo de gestão com foco em resultados e para medir o acerto da gestão da Instituição, que é respaldada em Planejamento Estratégico trienal, a Diretoria está sempre atenta ao Índice Geral de Positividade da Satisfação do Associado (IGPSA), apurado em pesquisas de opinião. A abordagem feita em 2012, pela “Idealis Pesquisa e Comunicação”, registrou IGPSA de 97,5%. De janeiro a dezembro de 2012, foram registrados 2.719.152 acessos às quatro unidades do Clube e a taxa de inadimplência ficou em apenas 0,61%.

Desde sua inauguração, o Clube busca a excelência em tudo o que realiza. Visando aprimorar o desempenho de sua gestão frente aos novos desafios apresentados pela sociedade contemporânea, em 2002, o Clube contratou a Fundação Dom Cabral, para elaboração do Planejamento Estratégico. Deste projeto resultaram:

  • Definição da estratégia empresarial;
  • Definição do estilo de gestão;
  • Adequação do modelo funcional;
  • Construção dos objetivos estratégicos;
  • Definição das Diretrizes Estratégicas Básicas (DIBs): Missão, Visão, Princípios e Valores, que deram início à cultura do Planejamento Estratégico no Clube. A este conjunto foi incorporada a Política da Qualidade, já existente desde 2000 com a primeira certificação ISO.

Em 2004, o Minas, de forma pioneira em relação aos demais clubes brasileiros, elaborou e publicou seu 1º Relatório de Responsabilidade Social, baseado no modelo do Instituto ETHOS, seu Balanço Social, conforme modelo do Instituto IBASE.

Em 2005, participou do Programa Mineiro da Qualidade (PMQ), o que representou intenso avanço na disseminação do modelo de monitoramento e aferição da prática de gestão pelas áreas do Clube.

Em 2007, o Clube foi reconhecido na Faixa Prata do PMQ, refletindo o alinhamento da gestão adotada aos Critérios Rumo à Excelência. Em 2008, as Diretrizes Estratégicas foram revisadas com apoio e orientação da consultoria externa CMT para refinamento do Mapa Estratégico. Para zelar pela execução das estratégias, dentre outras atribuições, a Diretoria criou a Comissão de Gestão e nomeou cinco Diretores para sua composição, inaugurando assim o modelo de Gestão Estratégica no Clube.

De 2009 a 2011 houve consolidação das diretrizes, objetivos, mapa estratégico e indicadores de desempenho. A partir de então, o corpo executivo e respectivas equipes adotaram o uso de referenciais comparativos pertinentes que pudessem balizar a gestão avançada seguida pelo Minas.

Em 2011, dando sequência às ações do Planejamento Estratégico, foi feita uma revisão do Mapa e dos Indicadores Estratégicos pela Comissão de Gestão e, numa iniciativa pioneira no País, o Minas adotou a Estrutura em Células e o Programa Metas.

A Estrutura em Células tem como objetivo principal facilitar a integração de todos os cargos estratégicos de gestão do Clube, envolvendo toda a liderança na gestão por resultados. Já o Programa Metas, dentro de um conceito de meritocracia e estruturado em metas globais, gerenciais e individuais, consolida o modelo de gestão adotado, assegurando, de forma perene, uma cultura de evolução constante, conforme a visão, a missão, os princípios, os valores e as políticas do Clube.

Educação e Esporte no Minas Tênis Clube

A educação é uma das prioridades do Clube, complementando a educação da família minastenista, por meio da prática de atividade física e da formação esportiva regular, planejada e controlada. Atualmente, aproximadamente 15.300 sócios estão matriculados nas 23 modalidades de cursos, 4.021 alunos dos sete cursos de formação esportiva com certificação ISO 9001.

Os alunos considerados aptos são encaminhados às equipes competitivas de base do Clube. Nelas, as crianças aperfeiçoam suas aptidões, podendo tornar-se atletas de alto rendimento, participando de uma das equipes de ponta do Clube.

O Minas Tênis Clube é considerado uma das mais importantes escolas de esportes do país. O Clube possui cerca de 1.100 atletas federados, sendo 980 em formação, em nove modalidades – basquete, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, judô, natação, tênis, vôlei feminino e vôlei masculino, todas com a certificação ISO 9001.

O sucesso do trabalho de formação de atletas pode ser comprovado pelas constantes convocações de atletas para seleções brasileiras nas diversas modalidades e categorias. São inúmeros títulos nacionais e internacionais conquistados e presença marcante na história da formação de atletas olímpicos, evidenciada pela participação de 86 minastenistas em Jogos Olímpicos, desde Helsinque em 1950 até a atualidade.

A Visão, Missão e a Política de Gestão de Educação e Esporte do Clube, descrita a seguir, faz parte das Diretrizes Institucionais Básicas (DIBs), que norteiam o desenvolvimento da organização, priorizando a melhoria constante da infraestrutura e a ampliação dos serviços oferecidos aos seusstakeholders:

Visão

Ser referência de sucesso e vitória, de forma sustentável, através das gerações.

Missão

Assegurar aos associados plena satisfação e alegria de viver, através do lazer, do esporte, da cultura e da educação.

Política de Educação e Esporte

  • Promover a prática esportiva, como meio de formação complementar, priorizando os valores e princípios do Clube;
  • Despertar no jovem minastenista o vínculo pessoal e afetivo com o Clube, através da prática esportiva, considerando a relação de troca entre os ensinamentos recebidos e a representatividade da Instituição;
  • Ter o esporte de base como elemento formador de atletas para o esporte de ponta;
  • Promover programas e ações que contemplem a qualidade de vida dos atletas, priorizando a sua integridade física e emocional;
  • Ter no esporte de alto rendimento fator de reconhecimento e admiração ao Clube, sendo espelho para os jovens atletas e fortalecendo a marca e a imagem do Minas;
  • Priorizar a desoneração do orçamento do clube destinado ao esporte, através da captação de recursos externos (patrocínios, receitas complementares, projetos incentivados, etc.);
  • A participação em modalidades esportivas com equipes de ponta estará condicionada à vocação, infraestrutura e recursos orçamentários do Clube;
  • Valorizar e reconhecer os profissionais formadores de atletas.

A gestão, estruturação e organização do esporte estão diretamente relacionadas ao planejamento da conversão do conhecimento tácito no explícito (vice-versa). Nesta perspectiva, considerando a importância do esporte no contexto de sua gestão, o Minas Tênis Clube (MTC) mantêm em sua rotina diversos projetos e ações, que visam um melhor controle dos processos relacionados ao esporte. Dentre estes, destaca-se o acompanhamento científico e tecnológico dos processos de seleção, treinamento e competição. Assim, em 2007 foi implantado no Clube o Núcleo de Integração das Ciências do Esporte (NICE), que passou a ser impulsionado pela Lei Federal do Incentivo ao Esporte em 2009, com a finalidade de buscar por meio das ciências do esporte a excelência nos processos esportivos com foco no resultado.

O Núcleo promove o trabalho conjunto de cientistas e especialistas do esporte e da saúde, proporcionando o desenvolvimento de métodos, de instrumentos vinculados ao contexto e de pesquisas nas áreas de medicina, psicologia, fisioterapia e nutrição esportiva, preparação física, biomecânica, bioestatística e tecnologia do esporte, que funcionam como um sistema de alimentação para enriquecer a teoria e a metodologia do treinamento, tendo o atleta como principal sujeito. Esta ação se baseia nos conceitos das abordagens interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, sendo estes considerados novos e adequados caminhos para fazer avançar o conhecimento científico de forma inovadora (BICALHO e OLIVIEIRA, 2011).

O projeto contempla no momento cerca de 1000 atletas, em oito modalidades olímpicas – Vôlei Masculino, Vôlei Feminino, Natação, Basquete, Ginástica Artística e de Trampolim, Tênis, Judô e, ainda, o Futsal. Seu objetivo principal é promover a saúde e prevenir lesões no atleta, maximizando seus resultados e preservando sua carreira e sua integridade física e psicológica por meio de uma prática metodológica única utilizada pela equipe multidisciplinar do clube.

Além da premissa de um trabalho multidisciplinar como importante ferramenta de desenvolvimento do esporte no Minas Tênis Clube, o projeto também se fundamenta na filosofia da integração do trabalho realizado entre a iniciação esportiva e o esporte competitivo. Neste sentido, foi implementado no Clube, desde 2008, o Programa Integra-Ações, que tem como objetivo principal estabelecer ao método de formação e desenvolvimento esportivo do Minas Tênis Clube a qualidade de inteirar o processo de formação e treinamento esportivo, tendo como base os princípios do Sistema de Formação Esportiva apresentado por Greco e Benda (1998). Para tanto, o Clube mantém, a partir dos três anos de idade, 21 modalidades de cursos de aprendizagem, que contam com cerca de 11.000 alunos, dos quais 5.500 nos cursos de formação esportiva, principal foco de investimento na renovação de talentos.

O Programa Integra-Ações também busca desenvolver ações orientadas de integração e qualificação técnica, normatização, vivências e aprimoramento do método de formação e treinamento esportivos, ampliar a eficiência técnica do aluno e gerar maior acesso, participação e permanência do sócio nas equipes de base, além de direcionar e subsidiar os profissionais que aplicam este método a uma atitude responsável e influente de tal forma que o principal sujeito do processo, que é o aluno/atleta, se beneficie completamente na busca e obtenção de resultados.

Dando prosseguimento ao processo esporte, a instituição realiza amplo trabalho esportivo nas divisões de base, formando e revelando talentos, o que pode ser comprovado pela presença constante de atletas minastenistas nas seleções brasileiras das diversas categorias de base das modalidades. O MTC gera constantemente representantes em competições internacionais que foram revelados pelas categorias de base.

O Minas Tênis Clube é um dos complexos esportivos do Brasil aprovados pelo Comitê Olímpico Brasileiro para receber delegações estrangeiras nos Jogos Olímpicos de 2016 e, desde 2012, tem recebido visitas oficiais de vários comitês olímpicos internacionais, que se impressionaram com a infraestrutura esportiva das unidades esportivas do Clube.

Diante da oportunidade de crescimento do esporte de alto rendimento com as Olimpíadas Rio 2016, a Diretoria do MTC definiu em 2012 o posicionamento estratégico do esporte de resultado em relação ao:

  • Cenário Nacional: Ser reconhecido nacionalmente pela excelência na formação de atletas, pela infraestrutura e pelos resultados nos esportes de alto rendimento, em todas as modalidades que atua.
  • Cenário Internacional: Tornar e manter o Minas Tênis Clube uma referência esportiva, pelos resultados obtidos por seus atletas, seja no esporte individual ou coletivo.

Para que o Clube pudesse realizar a Missão com foco na sua Visão, alinhada com o posicionamento estratégico em nível nacional e internacional, foi detectada a necessidade de canalizar os esforços para obtenção de resultados, reestruturando seus processos estratégicos esportivos com intuito de contemplar as necessidades olímpicas do Esporte de Alto Rendimento.

Para a gestão do esporte de alto rendimento foram desenvolvidos os seguintes Processos Estratégicos:

1. Avaliação de potencial dos alunos das escolas de educação para o esporte de base.

2. Seleção de sócios e não sócios para o esporte de base.

3. Planejamento e acompanhamento de treinamentos para o esporte de base e ponta.

4. Desenvolver parcerias públicas e privadas para formação de atletas e esportes de ponta.

5. Avaliação de resultados de competições, utilizando metodologia de análise e solução de problemas.

Esses processos são acompanhados por meio dos 14 indicadores estratégicos, os quais são avaliados periódica e permanentemente pela diretoria de esporte, que serve de estímulo para o desenvolvimento e aprimoramento dos processos pelo corpo executivo.

Integração das Ciências do Esporte

Para a efetiva implantação de uma gestão por resultados para o processo esporte é fundamental o desenvolvimento e aprimoramento contínuo das ciências do esporte, como base científica para o desenvolvimento pleno do atleta. O processo ciências do esporte é considerado no meio esportivo, como um processo inovador. Em função disto, percebe-se que esse processo necessita de um entendimento uniforme, eliminando conflitos de responsabilidades entre as áreas envolvidas no processo.

Portanto, a gestão das ciências do esporte no Clube, enquanto unidade do trabalho científico, está relacionada à dinâmica própria dos processos de organização, delimitação e estruturação das ciências em desenvolvimento, considerando a ligação existente entre as várias disciplinas que compõem o processo esporte. Ou seja, o reconhecimento de uma “Unidade” suficientemente fundamentada na ética das ciências, funciona como um princípio regulador de grande importância para o desenvolvimento das diversas disciplinas que compõem a ciência do esporte, propiciando, assim, o desenvolvimento pleno do atleta, como mostrado na figura 01 abaixo.

 Figura 01 – Modelo Matricial das Ciências do Esporte adotado pelo Minas Tênis Clube (MARQUES, 2012)

 O atual estágio do conhecimento científico permite prever uma série de novos caminhos para melhorar o desempenho do atleta e dos materiais que poderão auxiliá-lo, existindo, portanto, uma estratégia completa para melhorar o desempenho esportivo, que não se restringe a apenas controlar altura, peso e as capacidades motoras específicas de cada modalidade, mas também conhecer a prevenção dos processos lesivos decorrentes do excesso de treinamento. Para tanto, o  Minas Tênis Clube conta hoje com profissionais especializados nas áreas de medicina, psicologia, fisioterapia e nutrição esportiva, desenvolvimento motor, preparação física e fisiologia do exercício, que cuidam da saúde e do desenvolvimento pleno do atletas utilizando equipamentos de última geração e moderna infraestrutura. Por outro lado, os profissionais na área de biomecânica e tecnologia do esporte auxiliam na melhora do desempenho esportivo do atleta criando o padrão de obtenção das imagens de seus fundamentos técnicos utilizado como ferramenta pedagógica de ensino e aprimoramento de técnicas de cada modalidade esportiva.

Um dos principais fundamentos de uma gestão de sucesso é o compromisso com metas e resultados para os indicadores. A formalização da Gestão Estratégica por Resultado no Esporte embasada na integração das Ciências do Esporte, em sintonia com a Visão, Missão, Princípios, Valores e Políticas do Minas Tênis Clube permite a uniformidade e a harmonia de pensamentos, direcionando-os para objetivos comuns representados no Mapa Estratégico e avaliados por indicadores.

A avaliação estruturada, periódica e permanente de desempenho dos indicadores estratégicos é o estímulo para o desenvolvimento e aprimoramento dos processos pelo Corpo Executivo, assim como o alinhamento com o Corpo Diretivo.

O modelo de gestão do esporte do Minas Tênis Clube, representado por indicadores, favorece um entendimento uniforme sobre o caminho a ser percorrido entre a situação atual e a situação desejada, para o esporte de resultado da Organização.

Referências Bibliográficas

GRECO, P. J. e BENDA, N. R. Iniciação Esportiva Universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Volume I. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998. 230p.

IBGE. Censo Demográfico 2010 – Resultados do universo. Disponível em:http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 20/03/2013.

SECRETARIA DO ESTADO DA FAZENDA DE MG – Disponível em: www.fazenda.mg.gov.br. Acesso em: 20/03/2013.

BICALHO, L. M. e OLIVEIRA, M. Aspectos conceituais da multidisciplinaridade e da interdisciplinaridade e a pesquisa em ciência da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 16, n. 32, p. 1-26, 2011.

BOHME, M. T. S. (Org.) Esporte infanto juvenil – treinamento a longo prazo – talento esportivo. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2011. v,1. 488p.

PENHA, R. E. S. O papel do clube esportivo no processo de formação esportiva para o esporte de alto rendimento no contexto nacional e internacional. Monografia (Departamento de Esporte da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo). 2009, 45p.

Fonte: Minas Tênis Clube.

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